Cátia Siebra olha para os seus 22 anos de profissão com a consciência de que, na maior parte deste caminho, direcionou os passos para entender as singularidades de cada estudante. Desde 2019 na Escola Municipal São Raimundo, no bairro Rodolfo Teófilo (Distrito 3), a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) é a primeira homenageada pela campanha "Mulheres na Educação: uma Fortaleza que inspira”, lançada pela Secretaria Municipal da Educação (SME) em alusão ao Mês da Mulher.
“Fui para muitos lugares dentro da Rede Municipal, mas sempre com esse olhar focado na Educação Inclusiva, com vontade de fazer a diferença ao acolher as crianças e os pais, para que se sintam seguros ao deixarem os filhos na escola”, afirma ela, acrescentando que faz, também, uma ponte com os educadores da sala de aula comum para que haja um entendimento coletivo acerca da diversidade dos alunos.
As atividades desenvolvidas no AEE diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. O objetivo do atendimento é complementar e/ou suplementar a formação dos educandos, com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. Nesta construção de uma Educação que cumpre com a função social de ensinar sobre o convívio e o respeito às diferenças, Cátia acredita que “a escola da Prefeitura é referência”.
“Há casos em que os pais tiram o filho da unidade particular e colocam na escola municipal por sentir confiança no nosso trabalho e por entender que há um suporte maior”, compartilha, refletindo o dado do Censo Escolar 2022 no qual Fortaleza se destacou como 3ª capital do Brasil e 1ª do Norte e Nordeste em matrículas na Educação Inclusiva. “Há alguns anos, essas crianças estavam dentro de casa, já que nos poucos espaços que existiam eram isolados. Hoje, estão dentro da escola, participando e atuando do jeito delas. Nosso propósito é respeitar e trabalhar para que elas aprendam cada vez mais”, avança.
Inspiração a ser seguida e reverenciada por todo o time da Educação de Fortaleza, a professora revela que também se espelha “em mulheres fortes e aguerridas”. “Para as mulheres que fazem parte do AEE como eu, quero dizer que tenho muito orgulho das profissionais que vocês são. É um papel de força, mas é um local muito maravilhoso de estar. Eu sinto e sei que quem está neste caminho também sente essa alegria de poder contribuir e ver avanços. Ser mulher, neste contexto, é usar a sensibilidade feminina para tornar a sociedade melhor”, conclui.
Campanha "Mulheres na Educação: uma Fortaleza que inspira”
Ao longo deste mês, a ação trará exemplos de mulheres que refletem a dedicação e talento do time feminino que colabora para os avanços da Rede Municipal. A campanha, realizada em alusão ao Mês da Mulher, visa mostrar que os números positivos conquistados nos últimos anos estão diretamente ligados ao trabalho inspirador das mulheres que compõem o ensino da capital.
"Mulheres na Educação: uma Fortaleza que inspira" é realizada de forma virtual, por meio da intranet e do Facebook da SME, também sendo compartilhada via WhatsApp. A iniciativa continuará sendo divulgada nas próximas semanas, tanto em matéria jornalística como em peças publicitárias. Acompanhe nas mídias da SME!