Extranet

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental (COEF), apresenta o Guia Informativo para o Desenvolvimento da Rotina Pedagógica nas Escolas Municipais de Tempo Integral (ETIs). O documento é direcionado às equipes das ETIs de Fortaleza e visa auxiliar o desenvolvimento da rotina pedagógica, ao apresentar informações gerais sobre o funcionamento das unidades. O documento aborda tópicos como o modelo pedagógico e de gestão, princípios educativos e instrumentos de práticas próprias das rotinas das escolas de tempo integral do município.

Junto ao guia elaborado pela equipe técnica da SME, a coordenadoria divulga o registro de leitura, como possibilidade de dinamizar a compreensão, tanto para a equipe da gestão e dos professores, como para toda a comunidade escolar.

O documento pretende auxiliar as ETIs quanto à organização da rotina pedagógica a ser desenvolvida durante o ano, com a perspectiva de formar estudantes que sejam capazes de fazer escolhas, atuando de maneira autônoma, solidária e competente sobre os contextos, desafios e possibilidades advindas do novo século.

Educação integral
A Rede Municipal de Ensino tem como um dos principais projeto a ampliação da jornada escolar. Para viabilizar a realização deste projeto, a SME conta com 31 ETIs em funcionamento e mais de 280 unidades escolares em atendimento no contraturno escolar, por meio do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem - Aprender Mais. As ETIs e as unidades escolares de tempo integral atendem, no total, mais de 116 mil alunos da Rede de Ensino.