Extranet

 

As unidades municipais participantes foram selecionadas entre os trabalhos expostos na etapa final da XI Feira de Ciências e Cultura de Fortaleza

O protagonismo da Educação de Fortaleza em eventos que fomentam a inovação ganha mais um capítulo com a Etapa Estadual do Ceará Científico 2022. Promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), o evento inicia nesta quarta-feira (07/12) e segue até a sexta (09/12), no Shopping RioMar Fortaleza. Com o intuito de popularizar as ciências e promover o desenvolvimento de tecnologias, a iniciativa conta com finalistas de escolas municipais que, na Etapa Regional da competição, venceram todos os trabalhos da categoria Pesquisa Júnior - Ensino Fundamental II.

Os projetos que concorrem à Etapa Estadual serão apresentados e avaliados nesta quinta-feira (08/12), das 10 às 19 horas. Entre os classificados da Rede Municipal de Ensino, estão trabalhos desenvolvidos nas Escolas de Tempo Integral (ETI) Professor Ademar Nunes Batista e Filgueiras Lima, nos bairros Conjunto Ceará e Jardim América, respectivamente. A Escola Municipal Demócrito Rocha, na Messejana, também está entre as selecionadas. Os projetos classificados em 1°, 2° e 3° colocados por categoria serão divulgados na Cerimônia de Encerramento, na tarde da sexta-feira (09/12).

Itinerário científico anual da Seduc, o Ceará Científico possui três etapas: Escolar, Regional e a Estadual. As unidades municipais que participaram da fase regional foram selecionadas entre os trabalhos expostos na etapa final da XI Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza, realizada em setembro. Também promovida anualmente pela Prefeitura de Fortaleza, a ação busca incentivar o desenvolvimento de trabalhos científicos no âmbito das escolas públicas da Rede Municipal, bem como o fortalecimento do letramento científico e o protagonismo estudantil.

Ceará Científico

Desde 2007, a iniciativa envolve todas as escolas e estudantes da rede pública do estado do Ceará no princípio de popularizar as ciências e promover o desenvolvimento de tecnologias, além de estimular a investigação, a inovação e a busca de conhecimentos de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar.

A Etapa Estadual do evento reúne os projetos escolares destaques de toda a rede pública estadual, distribuídos em nove categorias e um total de 184 equipes e mais de 750 participantes. Os projetos escolares premiados na etapa Estadual recebem financiamento para representar o estado nos principais eventos nacionais e internacionais.

Serviço:
Apresentações da Etapa Estadual do Ceará Científico 2022
Data: 08/12 (quinta-feira)
Horário: 10h às 19h
Local: Shopping RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500, Papicu)

>>> Acesse o edital
>>> Confira o guia de orientações