Extranet

 

"O Spaece serve para avaliar a qualidade e os rumos do nosso ensino, indicando o que devemos melhorar, definir e ampliar nas políticas públicas educacionais", ressaltou Sarto (Foto: Kiko Silva)

Nesta terça-feira (29/11), a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza iniciou as avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). No início da tarde, o prefeito José Sarto esteve na Escola Professora Maria Odnilra Cruz Moreira, no bairro Cidade 2000, para acompanhar o início da aplicação das provas, que seguem até quinta-feira (01/12).

A edição 2022 do Spaece envolve 58.275 estudantes de 304 unidades educacionais. São alunos do Ensino Fundamental dos 2º, 5º e 9º anos, nas disciplinas de língua portuguesa e de matemática. “Esta é a primeira vez que a avaliação é feita na nossa gestão, pois ficou suspensa devido à pandemia da Covid-19 em 2020 e 2021. O Spaece serve para avaliar a qualidade e os rumos do nosso ensino, indicando o que devemos melhorar, definir e ampliar nas políticas públicas educacionais, que está em uma curva crescente e deve continuar assim", ressaltou Sarto.

Fortaleza conta com 19.068 alunos do 2º ano no Ensino Fundamental realizando a avaliação nesta terça-feira, na vertente Spaece-Alfa, que tem como base o nível de leitura. Já na quarta-feira (30/11), será a vez de 19.610 estudantes do 5º ano participarem do processo. No último dia de prova do Spaece serão avaliados 19.477 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a secretária de educação, Dalila Saldanha, os alunos do 2º, 5º e 9º ano participam de forma censitária, o que ajuda a mapear de maneira ampla e detalhada os locais e as matérias onde os alunos precisam de apoio. “Para nós, esse Spaece está sendo esperado pois vamos conseguir identificar quais foram os impactos que a pandemia trouxe para o aprendizado das crianças, principalmente no processo de alfabetização, e na conclusão dos Ensinos Fundamental um e dois”, afirmou.

Spaece

Idealizado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Sistema de Avaliação tem o objetivo de fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, nortear a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.

(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)