Extranet

 

Para incentivar e preparar os estudantes, a Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou a Caravana Aprender+

A partir desta terça-feira (29/11), os alunos das redes públicas do Ceará iniciam as provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Ao todo, 58.275 alunos de 304 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza vão participar das avaliações, que prosseguem até quinta-feira (01/12), nas escolas.

A edição 2022 do processo avaliativo ocorre de forma censitária, envolvendo alunos do Ensino Fundamental dos 2º, 5º e 9º anos, nas disciplinas de língua portuguesa e de matemática. No caso dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, a avaliação terá como base o nível de leitura.

Fortaleza contará com 19.068 alunos do 2º ano realizando a avaliação nesta terça-feira (29/11). Já na quarta-feira (30/11) é a vez de 19.610 estudantes do 5º ano participarem do processo. No último dia de prova do Spaece, serão avaliados 19.477 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Caravana

Para incentivar e preparar os estudantes da Rede Municipal para o Spaece, a Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio dos Distritos e unidades escolares, realizou a Caravana Aprender+. Promovida anualmente, a ação visa a prática educativa voltada à melhoria da aprendizagem dos alunos. A programação inclui rodas de conversas com pais e estudantes, aplicação de simulados, oficinas pedagógicas e motivacionais, dinâmicas variadas, aulões de língua portuguesa e matemática, entre outras atividades.

Spaece

Idealizado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Sistema de Avaliação tem o objetivo de fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, nortear a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino. Devido à pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, a avaliação do Spaece não foi realizada.