Extranet

 

O tom verde escuro está colorindo as unidades escolares da Rede Municipal nas últimas semanas para lembrar a chegada das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2022! Nos dias que antecedem as provas, que vão ocorrer nos dias 29 e 30 deste mês e 1 de dezembro, as escolas fortalecem as atividades de preparação e revisão dos estudantes. E criatividade não falta para professores e demais equipes do apoio pedagógico. 

Na Escola Municipal Tomaz Muniz, no Siqueira (Distrito 5), os professores têm priorizado a motivação das crianças por meio de decoração dos espaços e da realização de atividades especiais como a gincana verde escuro, que inclui diversas ações como simuladão, trilha do Spaece e paródia da música “Meu Abrigo”, do grupo Melim. Estão sendo dias de diversão e fortalecimento da aprendizagem dos pequenos. 

Um bingo didático motivacional do Spaece foi uma das ações desenvolvidas na Escola Municipal Joaquim Nogueira, no Antônio Bezerra (Distrito 3). A atividade buscou revisar as figuras de linguagem e reforçar os conhecimentos de Língua Portuguesa. Houve também os aulões aos sábados, como parte da Caravana Aprender+, realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME). 

       
Escolas municipais realizam revisões e atividades motivacionais na fase final de preparação dos estudantes

Após um dos sábados preparatórios para o Spaece, 130 alunos da Escola Municipal José Alcides Pinto (Distrito 5) participaram da baladinha do Spaece, com a participação do DJ Kil Ribeiro. A iniciativa possibilitou um momento diferente de aprendizado e descontração para os estudantes. Outras unidades escolares desenvolveram diversas ações de incentivo aos alunos nestes últimos dias. Confira a galeria de fotos de outras ações divulgada no Facebook.

Os próprios alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) José Carvalho, no bairro José de Alencar (Distrito 6), desenvolveram um podcast e estão aproveitando o programa para trazer como pauta o Spaece. Um dos episódios, que foi apresentado pelos estudantes do 9º ano que vão fazer a prova, trouxe para discussão curiosidades que envolvem a avaliação e algumas dicas de como fazer um excelente exame. Denominado JCast, o programa digital está disponível no Spotify. Ouça aqui

Caravana Aprender+
A agenda de novembro na Rede Municipal destaca a fase final de preparação para as provas do Spaece 2022. E para intensificar o foco dos estudantes para as avaliações externas de diagnóstico da educação pública, a Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio dos Distritos e unidades escolares, realiza a Caravana Aprender+.

Promovida anualmente, a ação visa a prática educativa voltada à melhoria da aprendizagem dos alunos. A programação inclui rodas de conversas com pais e estudantes, aplicação de simulados, oficinas pedagógicas e motivacionais, dinâmicas variadas, aulões de língua portuguesa e matemática, entre outras atividades.

Baixe aqui imagens da contagem regressiva

Spaece 2022
A edição 2022 do processo avaliativo ocorre nos dias 29 e 30 deste mês e 01 de dezembro, de forma censitária, envolvendo alunos do Ensino Fundamental dos 2º, 5º e 9º anos, nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. No caso dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, a avaliação terá como base o nível de leitura.

Idealizado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), o Sistema de Avaliação tem servido para a implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais.