Spaece Contagem - amanhã

Extranet

 

élcio olha as plantas da obra

O vice-prefeito Élcio Batista realizou, nesta quarta-feira (23/10), visita técnica às obras do Centro de Educação Infantil (CEI) em construção no bairro Cidade 2000. A unidade escolar está com 70% da construção concluída e deve ser entregue em fevereiro de 2023.

“A educação é uma das prioridades do prefeito Sarto e, dentro da educação, a primeira infância. Há o compromisso de entregar 50 novas unidades até o final da gestão e, com pouco menos de dois anos, já são 22 creches entregues. É importante articular a educação com um conjunto de outras prioridades, como a saúde e a assistência social, para termos uma cidade com maior equidade”, destacou Élcio Batista.

Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), pontuou que a Cidade 2000 é uma área de grande demanda por unidades escolares, por isso a construção do novo CEI é uma prioridade.

“A Cidade 2000 é uma área em que temos investido na expansão de equipamentos de educação. E a contemplamos na a política de expansão do ensino de tempo integral realizada pelo prefeito Sarto, que inclui a educação infantil nos CEIs. Nessa comunidade, em especial, temos uma demanda reprimida e nosso foco é atender as pessoas da região com maior vulnerabilidade”, declarou Dalila.

A infraestrutura do CEI é composta de berçário, Sala de Inovação e Tecnologias, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, área de lazer com playground e solarium.

A gestão do prefeito Sarto já entregou à população de Fortaleza o total de 22 novos Centros de Educação de Infantil, em diversos bairros da capital, todos com atendimento de berçário, conforme proposta do Plano de Governo.

Para a construção da nova unidade de Educação Infantil, o investimento total será de R$ 4.649.559,73 oriundos, exclusivamente, do tesouro municipal. Com atendimento do berçário ao Infantil 3, o CEI beneficiará 188 crianças, de 6 meses a 3 anos de idade.

Sala de Inovação e Tecnologias

A Sala de Inovação e Tecnologias na Educação Infantil é um espaço de referência na unidade escolar organizado em ilhas de tecnologias diversificadas voltadas para apoiar o desenvolvimento e o interesse das crianças, a partir de um currículo para a primeira infância, tendo como arcabouço as tecnologias aliadas à proposta curricular da Educação Infantil.

No espaço, a partir das múltiplas linguagens e dos direitos de aprendizagem, as crianças irão explorar novos conhecimentos, aprendendo a pesquisar, questionar, expressar sua opinião, elaborar hipóteses e ideias, de maneira lúdica e interativa, tornando o processo de aprendizagem mais interessante.

Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza