Extranet

 

.     

Líder, cujo papel é engajar sua equipe e promover a interlocução com a comunidade escolar, com objetivo de conduzir as unidades da melhor forma, além de possibilitar e qualificar o processo de aprendizagem dos alunos. Para celebrar o papel essencial destes personagens da Educação, os diretores escolares, a Prefeitura realizou, na tarde desta sexta-feira (11/11), uma programação especial, na Academia do Professor Darcy Ribeiro. O Dia do Diretor Escolar é celebrado em 12 de novembro.

"Hoje é um dia de gratidão e muito feliz para nós que fazemos a Educação de Fortaleza, que tem conquistado avanços e garantido a aprendizagem dos alunos. Este é um momento para reconhecer, valorizar o trabalho e dedicação de vocês junto às escolas da nossa Rede", destacou a secretária da Educação, Dalila Saldanha, durante o acolhimento dos diretores.

Para Milena Alencar, diretora da EM Professor Ernesto Gurgel, na Sapiranga, a homenagem é um momento engrandecedor e de reconhecimento do papel de diretor na Educação. "Temos ciência da importância que é gerenciar uma escola pública, buscando sempre o melhor para nossos alunos, professores, manter um clima escolar favorável. É muito bom termos a SME ao nosso lado, apoiando o trabalho. Este momento reconheço como valorização da nossa categoria, como diretor e professor", pontuou.

Os diretores conferiram palestra com a temática "Educação: viva esse propósito", proferida por Eduardo Shinyashiki, palestrante internacional, consultor organizacional e escritor, especialista em comunicação verbal e não verbal, bem como em desenvolvimento das competências de liderança organizacional, educacional e pessoal e em neurocoaching. "Diretor é guardião, tem a função de zelar, guardar e cuidar. Para isso, é importante vocês terem uma rede de apoio para suporte e com sabedoria os líderes obtêm isso", ressaltou.

.                                            

Evento contou com a palestra "Educação: viva esse propósito", ministrada por Eduardo Shinyashiki, e homenagem a unidades escolares pelos resultados no IDEB 2021

Após a palestra, a secretária Dalila, acompanhada do secretário adjunto, Jefferson Maia, da secretária executiva, Fernanda Gabriela, e dos coordenadores dos Distritos de Educação, homenageou 306 unidades escolares pelos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2021. Os Distritos e a Coordenadoria de Ensino Fundamental também receberam a condecoração.

A programação da tarde comemorativa foi encerrada com entrega de lembranças aos diretores, sorteios e show cultural da banda Coda.

IDEB 2021
Fortaleza superou as metas projetadas pelo Ministério da Educação nos anos iniciais e finais. A avaliação bienal em leitura e matemática dos alunos de Fortaleza teve médias gerais de 5,8 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais. Em 2019, médias gerais de 6,2 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais. Apesar do pequeno descréscimo nos anos iniciais, a Rede Municipal superou a meta projetada para este ano - 5,5. Nos anos finais a meta projetada de 4,7 também foi superada.

Com os índices, Fortaleza se destacou como 5º lugar entre as capitais com a melhor média nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano), mesmo posição de 2019, e 3º lugar nos anos finais (do 6º ao 9º ano). Neste último índice, a capital ascendeu uma posição em relação ao último estudo, quando ocupava o 4º lugar.

Mesmo com o contexto educacional atípico imposto pela pandemia de Covid-19, quando comparada às quatro maiores Redes Municipais, a capital cearense ocupa o 1º lugar no ranking, sendo seguida de São Paulo (2º), Manaus (3º) e Rio de Janeiro (4º). Em relação às capitais do Nordeste, Fortaleza fica em 2º lugar. Em 1º lugar ficou a cidade de Teresina.