Extranet

 

Das salas de aulas da Rede Municipal para o Centro de Eventos, a Prefeitura de Fortaleza leva ao público da 14ª Bienal Internacional do Livro do Ceará ações e projetos de incentivo à leitura desenvolvidos nas escolas municipais. O estande da Secretaria Municipal da Educação (SME) funciona a partir desta sexta-feira (11/11) e continua até 20 de novembro, fim do evento literário. A Rede também terá salas específicas com a apresentação de diferentes trabalhos desenvolvidos por professores. Nos dias 16, 17 e 18, cerca de 2 mil alunos da Rede Municipal vão visitar o evento e os espaços idealizados pela SME.

O estande da SME é um espaço interativo, que apresenta a Rede Municipal de Ensino no contexto da leitura. Os alunos e visitantes podem ler livros, brincar, consultar publicações da Rede, e demais usufruir de demais atividades e informações das escolas. Nos dias 17 e 18/11, a Educação contará com apresentações dos relatos de experiências exitosas de práticas leitoras desenvolvidas nas unidades escolares, além de rodas de conversas literárias com os professores autores. Dentre as temáticas: a literatura infantil, poesia, pluralidade do gênero textual, jogos de tabuleiro, clube de leitura, entre outras.

A agenda do dia 18/11 incluirá ainda sala específica para apresentação de atividades alusivas à leitura promovidas nas escolas. Entre elas: contação de histórias, recitais e apresentações musicais. Nas salas, também haverá apresentações do II Colóquio da Educação de Fortaleza, que inclui trabalhos dos professores da Rede Municipal que estão nos programas de mestrado e doutorado de universidades parceiras, do Programa Observatório de Fortaleza. Educadores das unidades municipais que compõem o projeto "Professor Autor: Fazendo História... Trocando Figurinhas" participam igualmente da programação, com exposição de trabalhos que abordam o fortalecimento da leitura, desenvolvidos em salas de aula.

Além de toda a programação planejada para a Bienal, a Prefeitura de Fortaleza entregou 18 mil cardlivros para professores e demais profissionais envolvidos no processo pedagógico e de combate ao abandono escolar da Rede Municipal. O cardlivro é um crédito no valor de R$ 200 para aquisição de livros e/ou material de incentivo à leitura junto aos expositores do evento. A ação tem como base a formação continuada e a atualização dos conhecimentos dos profissionais das unidades municipais. A Prefeitura investiu R$ 3,6 milhões na iniciativa.

Professor Autor
O “Projeto Professor Autor... Fazendo história, trocando figurinhas” é uma das ações de reconhecimento da Prefeitura de Fortaleza ao trabalho docente, prioridade da gestão do prefeito José Sarto. A iniciativa existe desde 2017 e tem por objetivo geral reconhecer o desempenho do professor comprometido com o sucesso dos educandos, criando uma linha editorial para socialização das práticas docentes que contribuem para a melhoria das práticas pedagógicas.

Observatório da Educação
O Observatório da Educação (Lei 11.207/2021) tem o objetivo de desenvolver pesquisas educacionais junto à Rede Municipal de Ensino e investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho escolar dos alunos. A disponibilização das vagas é fruto de convênios assinados entre a Prefeitura e universidades cearenses. Serão criadas, até 2024, mais de 300 vagas de mestrado e doutorado para os profissionais da Educação, por meio da iniciativa.

Bienal no Ceará
Como nas edições anteriores, a Feira de Livros da 14ª Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada no andar térreo do Centro de Eventos. Com o tema “De toda gente para todo o mundo”, o evento oferece ampla e diversa programação gratuita para a população em geral. A agenda contempla comercialização de livros, estandes institucionais, praças de convivência, praças de alimentação, café literário e sala exclusiva para autores e convidados, dentre outros espaços. A feira, que é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, tem entrada gratuita em todas as atividades.

Confira a programação da Bienal:
https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br/