Extranet

 

 

O prefeito José Sarto entregou nesta quinta-feira, (29/09), o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Ferreira Dias, localizado no Cais do Porto. Com atendimento do berçário ao Infantil 3, o novo equipamento beneficiará 188 crianças, de 6 meses a 3 anos de idade. Esta é a 11ª unidade de Educação Infantil da Rede Municipal entregue pela gestão municipal somente neste ano e a terceira neste mês de setembro. No último mês de agosto foram entregues à população de Fortaleza sete novos CEI.

Segundo o Prefeito José Sarto, até o final da gestão serão entregues 50 novos CEIs, que proporcionarão para 10 mil crianças acesso ao que há de mais moderno na educação infantil. "Tenho a ousadia de dizer que não há um equipamento privado, particular, que tenha não só a engenharia e arquitetura, mas o carinho, o conteúdo e a dedicação desses profissionais que aqui trabalham", destaca.

O titular interino da Secretaria Municipal da Educação Jefferson Maia explica que o CEI Maria Ferreira Dias vai atender 188 crianças, todas em tempo integral. "Das 50 unidades que o prefeito Sarto vai entregar, todas elas vem com berçário, que tem todo um conceito de aprendizagem, de garantia de direitos de aprendizagem para as crianças já com seis meses. Além disso nós temos a sala de Inovação, que é algo revolucionário, ouso dizer que não há em nenhuma proposta de educação infantil no Brasil o que nós estamos desenvolvendo aqui, justamente para focar no desenvolvimento da criança, que aprende brincando", afirma.

Mãe da pequena Rebeca, de 10 meses, Marcileia Santana trabalha como contínua e não tinha com quem deixar a filha, ela conta que o novo CEI lhe trouxe uma satisfação muito grande. "O lugar está maravilhoso, eu estou gostando bastante. Ela vai crescer aqui e eu creio que vai se desenvolver, pelo que eu vejo da sala, pelo que está sendo proporcionado pra ela, eu acho que ela vai ter um desenvolvimento bem grande," comemora.

Investimentos e infraestrutura

O equipamento teve investimento total no valor de R$ 3.602.997,49, sendo os recursos oriundos exclusivamente do tesouro municipal. Para equipar a unidade, a Prefeitura investiu R$ 172.808,88.

A infraestrutura do CEI é composta de berçário, Sala de Inovação e Tecnologias, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, área de lazer com playground e solarium.

 

 

Sala de Inovação e Tecnologias

A Sala de Inovação e Tecnologias na Educação Infantil é um espaço de referência na unidade escolar organizado em ilhas de tecnologias diversificadas voltadas para apoiar o desenvolvimento e o interesse das crianças, a partir de um currículo para a primeira infância, tendo como arcabouço as tecnologias aliadas à proposta curricular da Educação Infantil.

No espaço, a partir das múltiplas linguagens e dos direitos de aprendizagem, as crianças irão explorar novos conhecimentos, aprendendo a pesquisar, questionar, expressar sua opinião, elaborar hipóteses e ideias, de maneira lúdica e interativa, tornando o processo de aprendizagem mais interessante.

Novos CEIs

Com a entrega do novo equipamento de ensino, a Prefeitura contabiliza 22 novos CEIs inaugurados na gestão do prefeito Sarto - nos bairros Planalto Ayrton Senna, no Bom Jardim (Residencial Miguel Arraes), dois no São Bento, dois no Edson Queiroz (um deles no Residencial Yolanda Queiroz), dois no José Walter, Papicu, dois no Itaperi, Vicente Pinzón, Sapiranga, Messejana, Barra do Ceará, Rodolfo Teófilo, Luciano Cavalcante, Aracapé, Bonsucesso, Vila União e Jangurussu. Outras 12 unidades estão em construção em diversos bairros da cidade.