Extranet

 

 

Como parte da programação da VII Semana da Mediação Escolar, a Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz, desenvolveu ações de promoção de cultura de paz na SME, Distritos de Educação e escolas. Entre as atividades realizadas estiveram a acolhida afetiva aos profissionais da SME e SEPOG, início das aulas do EducEMPAZ, a ação "Escola Vive EMPAZ", teatro, palestras, exibições de filmes e círculos de construção de paz.

Destaca-se a participação efetiva dos orientadores educacionais desenvolvendo essas ações nas escolas, propiciando um clima pacífico para o fortalecimento de vínculos afetivos entre os membros da comunidade escolar, com o objetivo de estabelecer um ambiente propício para o ensino aprendizagem.

Acesse aqui mais fotos da Semana da Mediação Escolar

Na programação da Semana da Mediação Escolar, que ocorreu em todas as unidades escolares de segunda a sexta-feira (19 a 23/09), foram realizadas atividades nas escolas com a temática da cultura de paz, mediação de conflitos, da valorização da vida, da educação emocional, da comunicação não-violenta, da justiça restaurativa, entre outras. A SME preparou um documento direcionado às unidades escolares com sugestão de diversas atividades para a programação da semana.

Esta agenda, realizada anualmente, é uma estratégia que busca dar visibilidade e fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido nas escolas municipais, em especial pelos orientadores educacionais, visando à promoção da educação integral, da defesa e valorização da vida, bem como da promoção da cultura de paz.

A mediação escolar vem sendo desenvolvida na Rede Municipal desde 2013, quando foi criada para integrar a Coordenadoria de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar/COGEST, a Célula de Mediação Social e Cultura de Paz, que tem como principal competência desenvolver uma política de promoção da cultura de paz e de redução dos impactos da violência no ambiente escolar.