Extranet

 

A capacitação dos superintendentes escolares da Rede Municipal prossegue no mês de setembro. Nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/09), na Academia do Professor Darcy Ribeiro, a Secretaria Municipal da Educação (SME), com a parceria do Instituto Gesto e da Falconi, realiza mais uma formação com os profissionais que acompanham as unidades escolares dos seis Distritos de Educação. Hoje, a turma dos Distritos 2, 3 e 6 participou do momento formativo, que contou com a presença da secretária da Educação Dalila Saldanha, cuja participação tem sido constante nas formações dos superintendentes. Amanhã ocorrerá a capacitação com a turma dois, formada pelos Distritos 1, 4 e 5.

Ao colaborar com os debates do encontro, a secretária Dalila enfatizou a atuação estratégica dos superintendentes escolares da Rede Municipal. “Um dos objetivos da superintendência é o elo entre a SME sede e as escolas. A formação é mais um momento estratégico para fortalecer a atuação dos nossos superintendentes. Todo o trabalho que a gestão realiza em parceria com estes profissionais é em prol do bom funcionamento das escolas, que é o foco na nossa Rede. Os superintendes são importantes parceiros na resolução de situações diversas que perpassam na Rede”, aponta.

A formação tem o objetivo de trabalhar conceitos e práticas referentes ao desenvolvimento da liderança e da gestão educacional, como aprimorar o olhar dos superintendentes escolares quanto ao fortalecimento das rotinas escolares. Na pauta do encontro, esteve a devolutiva sobre as visitas às escolas e a revisão do método do PDCA, com ênfase no planejamento, além disso houve dinâmica sobre a construção de um plano de ação.