Extranet

 


“Eu vim de uma escola particular. Com a escola pública, estou tendo mais oportunidade de conhecer a Cidade, de conhecer lugares feitos para a comunidade”. O relato é da estudante Vitória Lima, de 15 anos. Com os pés no gramado da Areninha Murilão, na Messejana, a aluna do 9º ano da Escola Municipal Angélica Gurgel, no mesmo bairro, teve a oportunidade de conhecer, nesta quarta-feira (17/08), o projeto Atleta Cidadão, como parte das atividades do Agosto ON (agenda realizada durante todo o mês em comemoração ao mês do estudante).

20 alunos da unidade escolar participaram do momento, que contou com alongamentos, aquecimentos lúdicos, exercícios de mobilidade e atividades recreativas. Assim como Vitória, o discente Nicolas Guilherme, também do 9° ano, é novato na Rede Municipal. Para ele, o Agosto ON é prova “da valorização da prefeitura em relação ao estudante. Conhecer estes equipamentos é uma boa forma de ensino”, acredita.

Diante da empolgação da turma, Letícia Braz, professora da Rede de Ensino, reforçou o valor da vivência extraescolar: “Com esta oportunidade, eles podem trazer o que aprendem na escola para um novo ambiente. Quando falamos desta atividade, eles ficaram muito empolgados, porque sempre pediam para vir para o Murilão. Estamos felizes por ter surgido esta oportunidade!”.


                                    Como parte da agenda em comemoração ao mês do estudante, estudantes participaram de atividades do projeto Atleta Cidadão

Com a proposta de aproximar a escola das atividades esportivas realizadas na Areninha, a oportunidade serviu, ainda, como convite para o ingresso dos alunos no projeto, oferecido no contraturno estudantil. Focado na inclusão social, o Atleta Cidadão é promovido pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e engaja jovens de 8 a 29 anos em modalidades desportivas espalhadas por diversos equipamentos das comunidades de Fortaleza, explica a coordenadora geral Andréa Coelho.

“Temos profissionais qualificados, todo o material esportivo e disponibilizamos muitas modalidades, como futebol, futsal, futebol de areia, vôlei, basquete, duathlon e tiro com arco. Como as unidades escolares são próximas à localização das areninhas, é importante que os alunos possam utilizar o esporte como instrumento de transformação e lazer”, afirma Andréa. “Queremos que as escolas e a comunidade no geral se apropriem dos espaços públicos”, completa Thiago Miranda, supervisor do projeto.

Outros campos da Cidade acolheram a programação do Agosto ON na tarde desta quarta-feira. Também na Messejana, a Areninha Paulo Benevides apresentou, por meio de uma partida de futebol, o Atleta Cidadão para 25 alunos da Escola Municipal Demócrito Rocha. Além da equipe que acompanha o projeto, o estudante Erick Falcão, do 6º ano, já participante da iniciativa no contraturno escolar, conduziu a bola e teve a chance de divulgar a ideia para os colegas de escola.

“Gosto demais daqui. Eu me sinto feliz de trazer o pessoal para conhecer esta Areninha que me ajudou a conseguir também novas amizades e a reencontrar grandes amigos”, afirma ele, acrescentando que o “futebol e os professores são muito importantes” para uma rotina estudantil integral.