Extranet

 

Sarto cumprimenta uma mulher

O prefeito José Sarto acompanhou, neste domingo (07/08), na Escola Municipal de Tempo Integral Maria Odete Colares, em Messejana, o primeiro dia de aplicação da prova do concurso público para professores da Rede Municipal. O certame oferta 2 mil vagas para docentes de áreas específicas e profissionais pedagogos.

Acompanhado da secretária da Educação, Dalila Saldanha, e da presidente do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), Débora Marques, o prefeito Sarto conversou com os candidatos e acompanhou o andamento do concurso.

"Essa era uma demanda, de muito tempo, dos professores e da Rede Pública. Este concurso com 2 mil vagas é o maior dos últimos 28 anos. Vim para acompanhar a situação do local de prova, desejar boa sorte e tranquilidade para todos. Conversei com alguns candidatos e estão bem afiados. Toda a equipe da Prefeitura está aqui para dar tranquilidade aos candidatos, para que percebam que é um concurso sério e será aprovado quem tiver as condições, quem se preparou durante tanto tempo, já que anunciamos a realização do concurso desde que tive o privilégio de ganhar a eleição", pontuou o prefeito ressaltando, ainda, o trabalho intersetorial realizado pelos órgãos municipais para a realização do certame.

Neste contexto, a presidente do Imparh, Débora Marques, explicou que o Instituto, responsável pela realização do concurso, já tem uma equipe com amplo conhecimento na organização de certames e, para esse que envolve a área da Educação, a equipe iniciou os preparativos com antecedência. "Hoje estamos com 38 coordenações nos locais de prova, veículos de apoio e outros dois carros com médicos para qualquer emergência. Foram dois meses de trabalho. As provas foram impressas e resguardadas em malotes. A gente tem todo um trabalho buscando a segurança", reforçou Débora.

Ao todo, o Imparh registrou 31.564 inscritos. Deste total, fazem prova neste domingo, os 14.381 candidatos que concorrem às 944 vagas para docentes de áreas específicas (Ciências, Língua Portuguesa, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Ensino Religioso e Artes) . No próximo dia 14 de agosto acontece a aplicação do exame para os 17.183 candidatos inscritos para as 1056 vagas de pedagogos.

Expectativa

Aguardando pelo momento de entrar no local de prova, Sulamita Almeida, uma das candidatas à vaga de docente de matemática, controlava a tensão para a enfrentar as quatros horas de prova e falou das suas expectativas. "Estou com um pouco de receio, porque acho que poderia ter me preparado um pouco mais. Estudei pelas provas anteriores de concurso e seleções e espero que esteja entre os aprovados", disse.

O certame realizado pela Educação de Fortaleza também chamou a atenção de profissionais de outros municípios. Daniel da Silva, matemático, veio do Cariri especificamente para participar do certame. "Estou me preparando desde janeiro para este concurso de Fortaleza e outros na minha área. Saí ontem de Juazeiro só para fazer a prova e logo em seguida volto", explicou. É importante destacar que Fortaleza possui um Plano de Cargos e Carreira com direitos garantidos que se diferencia de outras carreiras nas redes de ensino do País e no estado do Ceará.

Próximas etapas

Além da prova escrita, o concurso conta com mais duas etapas: prova prática de didática (aula) e entrega de títulos e comprovação profissional.

De acordo com a secretária da Educação, Dalila Saldanha, os profissionais aprovados no concurso público já devem ser incorporados ao quadro de servidores públicos do município no próximo ano letivo. "Este concurso é extremamente aguardado. São mais de 31 mil candidatos inscritos para preenchimento de vagas imediatas, já que nossa intenção é convocar os aprovados logo após a homologação do resultado para que a gente inicie o ano de 2023 já empossando os novos profissionais da Rede Municipal", destacou a gestora.

O vencimento inicial do profissional do magistério aprovado no concurso será de R$ 4.384,82, valor superior ao piso nacional.

 

Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza