Extranet

 

“Maravilhoso” foi o adjetivo utilizado pela estudante Anna Luiza Costa para descrever o Cineteatro São Luís, que recebeu 10 escolas municipais na tarde desta quinta-feira (04/08). Assim como ela, outros 499 alunos da Rede de Ensino encheram a plateia do equipamento cultural. A programação faz parte do Agosto ON, conjunto de atividades e vivências planejadas em comemoração ao mês do estudante.

Discente do 5º ano da Escola Municipal Colônia Z8, no Mucuripe (Distrito 2), Anna Luiza entrou pela primeira vez no prédio que guarda mais de 50 anos de idade. A arquitetura clássica não passou despercebida pelo olhar encantado de quem sonha se apresentar no palco do prédio patrimonial.

“Eu reparei muito nas lâmpadas, nas cortinas, no tamanho do palco, pois nunca tinha visto uma coisa tão grande assim. É bem diferente do que eu imaginava”, relata a estudante, acrescentando: “Eu e meus colegas temos um grupo de teatro na escola. Desde o ano passado sonhávamos com este momento. Queremos nos apresentar aqui um dia”.

Também agraciados com o passeio, os gêmeos Pedro e Daniel Siqueira dos Anjos, do 2º ano da Escola Municipal Papa XXIII, na Vila União (Distrito 4), não esconderam a empolgação. "Esta é a primeira vez que saímos sem a nossa mãe. No começo, fiquei com medo, mas agora estou muito feliz. Isso aqui parece um palácio!", diz Pedro.

Na oportunidade, a exibição do filme "Rio", animação que aborda problemas ambientais, foi devidamente fruída pelos alunos, e o momento acompanhado e celebrado por professoras como Graça Araújo, da Escola Municipal Papa João XXIII.

De acordo com a docente da Rede Municipal, “a cultura faz parte da educação e ajuda muito para que a criança venha alcançar um certo nível de desenvolvimento. A aprendizagem extra escolar contribui para que os estudantes tenham uma visão holística do cotidiano. Eles estão deslumbrados com o filme e o espaço.Tudo isso é crescimento”, acredita.

Para Andréa Sabino, técnica da Célula de Fortalecimento Escolar da Secretaria Municipal da Educação (SME), a iniciativa do Agosto ON é "uma ação muito rica, um investimento da Prefeitura de Fortaleza e da SME no pertencimento dos alunos aos equipamentos de lazer e cultura". As atividades seguirão durante o mês de agosto. A logística, diz a representante, é pensada para que todos os distritos de Educação sejam contemplados.

Agosto ON

Com a temática “Um jeito diferente de curtir Fortaleza”, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Municipal de Educação (SME), realiza, ao longo deste mês, o Agosto ON, um conjunto de atividades e vivências planejadas para os alunos da Rede de Ensino de Fortaleza em comemoração ao mês do estudante. As atividades garantem transporte para o deslocamento dos estudantes.

Nesta edição, a programação especial acontecerá em diversos espaços de Fortaleza, por meio de visitações e atividades em equipamentos culturais parceiros. A agenda inclui ainda uma grande comemoração no dia 11 de agosto, data em que é celebrado o Dia do Estudante. Na ocasião, a Cidade da Criança, no Centro, receberá mais de 2.400 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental para momentos de diversão e atividades culturais.