Extranet

 

A secretária da Educação, Dalila Saldanha, e o secretário adjunto, Jefferson Maia, participam, até hoje (01/07), do Seminário Nacional Educar pra Valer 2022, em Sobral. Além dos gestores, também representam a educação de Fortaleza no evento a assessora de Governança, Marisa Aquino; os coordenadores dos Distritos de Educação 2, 4, 5 e 6, Aline Gadelha, Patrício Alves, Samarkand Cavalcante e Karla Barreto, respectivamente; o coordenador do Ensino Fundamental, Osvaldo Negreiros; a gerente da Célula de Desenvolvimento Curricular da COEF, Lidiana Gomes; e coordenadora da UAB - Polo Fortaleza, Germânia Kelly.

O seminário, que iniciou na quinta-feira (30/06), reúne prefeitos/as e secretários/as de educação de municípios de 11 estados, proporcionando uma ampla programação de imersão no sistema educacional de Sobral, através da realização de painéis, palestras, rodas de conversa, reuniões estratégicas e visitas técnicas às escolas municipais. 

O evento é uma realização do programa Educar para Valer e da Associação Bem Comum (ABC), que tem como parceiros Fundação Lemann, Instituto Natura e B3 Social. Participam também do momento formativo, além dos gestores, as equipes técnicas dos 48 municípios que possuem parceria com a ABC na implementação dos programas de alfabetização.

 

 

Conhecimentos, trocas de experiências e vivências práticas
Durante os dois dias, os gestores públicos municipais conhecem de perto o exemplo prático de como um município pode se transformar e oferecer educação de qualidade para todas as crianças. Em paralelo, os prefeitos e secretários de educação compartilham experiências vividas em seus municípios durante os momentos de rodas de conversas. 

A programação do Seminário é composta ainda de atividades voltadas para dar subsídios aos gestores presentes para elevar a qualidade da alfabetização e aprendizagem das crianças em seus municípios; discussão sobre as dimensões administrativas que impactam a eficiência do sistema educacional; e apresentação das medidas de gestão que mudaram a política educacional de Sobral.