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A Prefeitura de Fortaleza realizou, no último sábado (25/06), a primeira edição do Prefeitura nos Bairros. A programação itinerante, que contou com a participação da Secretaria Municipal da Educação (SME), levou diversos serviços para mais perto da população da Regional 1, no Cuca Barra, como a solicitação e emissão de documentos, atividades para crianças, adultos e idosos, oficinas para o desenvolvimento profissional, cadastro habitacional, vacinação e atendimentos referentes a direitos humanos, entre outros.

A iniciativa faz parte do compromisso de gestão assumido pelo prefeito José Sarto. "Este é mais um momento no qual a Prefeitura veio para perto das pessoas, com uma grande cadeia dos nossos principais serviços para a comunidade. Seja na iluminação pública, na capinação das ruas ou para fazer a testagem da Covid, realizamos essa primeira edição como um piloto e devemos aprimorá-la. A próxima deverá ser no José Walter, e a periodicidade será definida de acordo com os dados epidemiológicos da pandemia", disse Sarto.

Durante o evento, a equipe da SME disponibilizou atendimento relacionado à matrícula em unidades da Rede Municipal, escuta ao cidadão e atividades para as crianças, como pintura de rosto, teatro de fantoches, espaço para leitura e brincadeiras, entre outras ações educativas.

“O objetivo principal deste momento é buscar uma aproximação maior com o cidadão, ouví-lo, além de apresentar os serviços da Educação. Disponibilizamos aqui serviços que podem ser acessados em tempo real, como o encaminhamento de uma matrícula que ainda pode estar em processo de andamento. Trazemos também a brincadeira, o incentivo à leitura e à interação com a família”, pontua a secretária Dalila Saldanha, que acompanhou o evento durante toda a manhã.  

Para Ana Cecília Honório, moradora da Barra do Ceará, a programação realizada pela Prefeitura foi muito positiva para a população do bairro. “Achei a iniciativa ótima. Além dos serviços, trouxe muita animação para as crianças”, explicou. Já Letícia Bastos destacou que “a ação facilita o acesso daqueles que trabalham durante toda a semana e não conseguem resolver algumas pendências.” 

Ouvidoria

Diversas secretarias estiveram presentes com suas ouvidorias instaladas para o recebimento de informações, sugestões, reclamações e orientações sobre as ações de cada pasta como a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a SME. Além disso, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) atendeu solicitações de manutenção na iluminação e de nova pavimentação. O Procon Fortaleza também recebeu reclamações e ofereceu orientação jurídica.

A ouvidora geral do município, Lilian Fontele, detalhou que as demandas cadastradas possuem um prazo de 30 dias, e que além desse atendimento, também há trabalho de avaliação do serviço público. "Temos uma ouvidoria bem atuante, mas às vezes a população não conhece o serviço. Marcar presença nos equipamentos facilita a aproximação com o cidadão, para que ele saiba que tem direito a manifestação", explicou.

A população também foi contemplada com os serviços da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), Controladoria Geral do Município (CGM), Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv), Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria Estadual de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel) e Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e Etufor.