Imprimir

Durante a vistoria, Sarto destacou que as novas unidades irão beneficiar a educação das crianças da região do Jangurussu e de bairros adjacentes

 

O prefeito José Sarto realizou, nesta quinta-feira (22/06), visita técnica às obras da Escola de Tempo Integral (ETI) Rosa da Fonseca e do Centro de Educação Infantil (CEI) Pedro Ferreira Mesquita. As unidades, construídas ao redor do Residencial Luiz Gonzaga (Jangurussu), já estão nos ajustes finais e devem ser concluídas até o fim de julho.

Durante a vistoria, Sarto destacou que as novas unidades irão beneficiar a educação das crianças da região do Jangurussu e de bairros adjacentes. O prefeito também frisou o compromisso da atual gestão com a expansão dos equipamentos educacionais em tempo integral da Rede Municipal de Ensino.

“É uma honra visitar estes equipamentos, que já estão com quase 100% de suas obras executadas. E, andando pelos conjuntos habitacionais da região, já percebemos que as obras terão grande impacto. Esse já é o 14º CEI que iremos inaugurar na minha gestão e, ETIs, temos duas escolas quase prontas e mais oito em construção”, informou o prefeito.

A nova ETI beneficiará cerca de 420 estudantes da área, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, a unidade receberá investimento de R$ 8.566.720,54, recursos provenientes do Município. Já o Centro de Educação Infantil beneficiará 188 crianças, de 6 meses a 3 anos de idade, do berçário ao Infantil 3. O investimento para a construção da unidade é da ordem de R$ 3.338.469,32, oriundos, exclusivamente, do tesouro municipal.

Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), destacou que as novas unidades educacionais visam atender a uma grande demanda, uma vez que o Jangurussu passou por um rápido crescimento populacional após a construção de conjuntos habitacionais na região, incluindo o Residencial Luiz Gonzaga.

“São duas escolas de fundamental importância, pois a demanda aqui era muito grande. Diversos residenciais foram construídos nas proximidades, como o Luiz Gonzaga e o José Euclídes. É quase um novo bairro que surgiu na cidade, então estamos promovendo a infraestrutura necessária para proporcionar mais futuro e melhores condições de vida às pessoas daqui”, relatou Samuel.

A nova ETI contará com 12 salas de aulas temáticas, três laboratórios, biblioteca, Sala de Inovação Educacional, cozinha, refeitório, auditório, diretoria, secretaria, coordenação pedagógica e coordenação de área, sala dos professores, pátio com projeto paisagístico, ginásio (com quadra poliesportiva coberta, arquibancadas e alambrados), vestiários e depósitos.

Já a infraestrutura do CEI contará com berçário, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, área de lazer com playground, solarium e Sala de Inovação e Tecnologias.

Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal da Educação, celebrou as obras dos novos equipamentos e ressaltou o caráter social de instalá-los nas imediações do Residencial Luiz Gonzaga.

“A novidade dessas unidades é que elas se localizam dentro das imediações de conjuntos habitacionais. É um compromisso da gestão do prefeito Sarto promover melhor estrutura para a população que já está instalada neste residenciais. Há aí um componente social e, além disso, as crianças ficarão mais perto da sua escola, não precisando se deslocar com transportes”, comentou Dalila Saldanha.

O Residencial Luiz Gonzaga, que receberá as novas unidades educacionais, foi inaugurado em 2019. O residencial é uma obra conjunta da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará, realizada com apoio do Governo Federal por meio do antigo Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, sendo o maior empreendimento habitacional do programa realizado em Fortaleza.

CEIs e ETIs

Atualmente, a Rede Municipal de Fortaleza conta com 31 Escolas de Tempo Integral - duas dessas unidades devem ser inauguradas em breve e já estão, inclusive, com alunos matriculados. Com isso, o Município contabiliza 12.324 alunos matriculados em escolas da modalidade. Somente este ano, foram inauguradas duas novas unidades, localizadas nos bairros Vila Velha e Autran Nunes.

Ao todo, oito ETIs estão em construção, uma em licitação, duas em elaboração de projetos e oito em fase de planejamento. Reafirmando o compromisso de expandir a educação em tempo integral, até o final da gestão do Prefeito Sarto, Fortaleza contará com 50 ETIs.

Nas ETIs, os estudantes vivenciam, de 7h30 às 16h, rotinas e práticas para uma formação interdisciplinar, com o apoio de equipes pedagógicas de formação especializada. Na rotina, os alunos contam com três refeições diárias e disciplinas que pautam temas como protagonismo e projeto de vida, disciplinas eletivas escolhidas por professores e alunos, e atividades laboratoriais de Informática, Biologia, Química, Física e Matemática.

O município de Fortaleza conta atualmente com 175 CEIs em funcionamento, sendo 13 destas unidades inauguradas na gestão do prefeito Sarto. Outras 19 unidades estão em construção; três em licitação; sete em elaboração de projetos e oito em planejamento. Até 2024, o município contará com 50 novos CEIs.

As crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil do Município recebem cinco refeições diárias e todo o material necessário, como fardamento, mochila, kit pedagógico e material de higiene para uso na rotina da unidade escolar.