Imprimir

“É um espaço muito importante para o desenvolvimento da criança, porque, além de brincar, meu filho interage com as outras crianças e ainda aprende”. É o que conta Heilane Dias Pereira, 33, mãe do pequeno Abner Dias, 5. Ela sempre leva o filho à Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel, para que ele participe dos projetos desenvolvidos.

Assim como as bibliotecas municipais Cristina Poeta e Dolor Barreira, o espaço faz parte do rol de equipamentos culturais geridos pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), movimentando o entorno das comunidades onde estão localizadas. Os equipamentos são públicos e de acesso gratuito, promovendo atividades, visitação e empréstimo de livros, servindo como local de pesquisa e estabelecendo elo entre jovens, famílias e escolas.

Localizada no bairro Conjunto Ceará, a Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel promove, há cinco anos, vivências e aprendizagens para os jovens do bairro e adjacências. Atualmente, o acervo conta com aproximadamente cinco mil exemplares de livros, disponíveis para consulta do público. Semanalmente, ocorrem atividades, como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas criativas e visitas guiadas, além da visitação diária.

"De acordo com a nossa programação, nós selecionamos a faixa etária e realizamos o convite às escolas do bairro e adjacências”, explica Lysannia Lima, coordenadora do equipamento. “Nosso objetivo é de incentivo à leitura infantil de maneira bem lúdica, por meio, por exemplo, de contação de histórias, rodas de leitura, brincadeiras, parquinho e brinquedoteca. Há grupos escolares que se organizam para fazer trabalhos aqui, então, é um equipamento bem rico com impacto relevante na comunidade”, afirma Lysannia.

Heilane Dias Pereira relata que não conhecia a Biblioteca Herbênia Gurgel, mas que, a partir de atividade da qual a escola de seu filho participou, tomou conhecimento e hoje ela mesma leva o pequeno Abner ao local para brincar e acompanhar as programações. “Moro perto, então, sempre trago ele aqui para brincar à tarde no parquinho”.

A Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, localizada no bairro Benfica, recebe visitação de todos os públicos e tem um acervo com mais de 20 mil volumes. O espaço realiza há cinco anos o projeto “Biblioteca Além do Espaço Físico”, em parceria com o ator Cícero Teixeira Lopes, em que são interpretados textos poéticos, dramatúrgicos e literários, como explica Eduardo Pereira, coordenador do equipamento.

Inaugurada em 2018 no Autran Nunes, a Biblioteca Municipal Cristina Poeta carrega em seu nome homenagem à cordelista, líder comunitária e ativista dos direitos humanos que residia e atuava no bairro. O equipamento oferece um acervo de 10 mil exemplares, focado na juventude de Fortaleza. O espaço também desenvolve projetos, como o “Escambo Literário”, que convida o visitante a levar um livro e, assim, trocar por outro da Biblioteca, possibilitando o acesso dos leitores a novos títulos, autores e gêneros.

O espaço pode ser usado como local de pesquisa para grupos escolares e pessoas da comunidade e adjacências. “Um ambiente para todos que garante o contato com a leitura e a arte”, define a coordenadora Poliana Santos. “Além de disseminar informações, ela recebe público de todas as idades e classes sociais, sem distinção, garantindo a inclusão dos seus usuários e dando oportunidade para um contato maior com a leitura e com a arte”.

Atividade na Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel

Vládia Machado, professora do Centro de Educação Infantil (CEI) Antônia Natália Cristina Chaves Maciel, leva seus alunos dos Infantis 4 e 5 às atividades propostas por Bibliotecas. O desenvolvimento da alfabetização infantil, acredita a professora, vai além do que é ensinado na escola. Para ela, as bibliotecas municipais são aliadas importantes para o aprendizado dos jovens.

“A criança não é só alfabetizada aprendendo sobre o alfabeto, mas com toda a leitura de mundo que precisa ser, também, a partir dos livros infantis e de outras experiências literárias", explica a educadora. “Tudo que sai da rotina é importante para o aprendizado das crianças, porque elas precisam abrir os horizontes.”

Doação de livros

Todos os equipamentos recebem doação de livros em seu horário de funcionamento. Os livros têm como destino principal as bibliotecas, e, após uma triagem, alguns volumes também são destinados a projetos sociais. São recebidos livros de todas as áreas do conhecimento, além de revistas, títulos livres e outros.

Endereços

Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel
Endereço: Rua 531, nº 25 - 2ª Etapa do Conjunto Ceará
Telefone: (85) 3259.4370

Biblioteca Municipal Dolor Barreira
Endereço: Av. da Universidade, 2572 - Benfica
Telefone: (85) 3105.1299
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Biblioteca Cristina Poeta
Endereço: Rua Raimundo Ribeiro - Autran Nunes
Telefone: (85) 3452.3891
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)