Extranet

 

O prefeito José Sarto inaugurou, nesta quinta-feira (26/05), a Escola Areninha – Esporte e Educação em Tempo Integral da Barra do Ceará. Esta é a quinta unidade entregue pela Prefeitura. A iniciativa busca promover o acesso dos alunos a práticas esportivas e fortalecer o aprendizado de língua portuguesa e matemática no contraturno escolar, ampliando a oferta de matrículas em tempo integral.

Além do turno e as disciplinas na escola, os alunos contam com aulas de futebol de campo (6h/a), fortalecimento da aprendizagem em língua portuguesa (3h/a) e matemática (4h/a) e formação para cidadania (2h/a). A iniciativa conta com a parceria da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

"Os alunos estão encantados com o ambiente, completamente moderno, diferente, funcional e com refrigeração em todas as salas. Aqui temos três salas de aula, sala de professor, refeitório, coordenação, refeitório. É um equipamento que certamente vai impactar positivamente essa região da Barra do Ceará", declarou o prefeito.

Participam do projeto alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais no entorno da Escola Areninha. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 10h30 ou de 13h30 às 16h30 e conta com a parceria da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A prática esportiva acontece na estrutura já disponível na Areninha. As atividades referentes aos componentes curriculares são realizadas nos espaços modulares da Escola Areninha, disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação (SME) e instalados na área onde funciona o equipamento, com infraestrutura planejada e adequada para o desempenho das atividades.

"Este é um desafio que vem sendo vencido nas escolas de tempo parcial. Aqui eles têm um complemento de 15 horas semanais a partir do que é acompanhado em sala de aula, com foco nas dificuldades de cada aluno. Alem disso, as aulas de cidadania provém um suporte para que ele tenha um projeto de vida e desenvolva ali o seu itinerário para o ensino médio e para a universidade, fora a prática do esporte que é tão importante para a saúde mental e física", detalhou a titular da SME, Dalila Saldanha.

Para os alunos beneficiados com o projeto, a SME oferta almoço, lanche, fardamento, kit pedagógico, transporte, monitores e acompanhamento pedagógico.

Fortalecimento da aprendizagem

Os Programas de Fortalecimento da Aprendizagem comportam atividades voltadas à melhoria da qualidade do ensino da Rede Municipal, contribuindo para elevar os índices de aprendizagem dos alunos do 1° ao 9º ano, promovendo a educação integral e integrada, articulando a educação formal com vivências artísticas, esportivas e sociais.

As atividades suplementam o conteúdo oferecido nas escolas de tempo parcial e ampliam a carga horária dos alunos em 15 horas semanais no contraturno escolar.

Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza