Imprimir

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), inaugura as atividades do projeto Escola Amiga dos Animais nesta sexta-feira (20/05), na Escola Municipal Professor Edilson Brasil Soarez, no bairro Siqueira. A iniciativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) contemplará 12 escolas da Rede Municipal de Ensino, alcançando cerca de 1,2 mil alunos do ensino fundamental.

Desenvolvidas a partir de maio, as ações levarão aos estudantes de escolas municipais rodas de conversa sobre direitos, bem-estar, proteção e guarda responsável dos animais. O projeto prevê ainda consultoria pedagógica, incentivando professores e gestores a pensar em propostas pedagógicas em suas escolas sobre esses assuntos.

Durante os eventos, as crianças ainda terão a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos aos pets na capital por meio do VetMóvel e da Clínica Veterinária de Fortaleza - Jacó, equipamentos da Prefeitura que realizam atendimento veterinário gratuito.

Segundo enfatiza Marcel Girão, secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, este é o primeiro grande projeto educativo da Coepa, que ganhou status de secretaria em dezembro de 2021. “O Escola Amiga dos Animais representa um novo momento na educação em defesa dos animais em Fortaleza, uma forma de preparar amplamente as crianças para defender os animais”, assinala.

Para Norma Paula, pedagoga e assessora técnica da Coepa, o trabalho desenvolvido nas escolas deve contribuir para despertar nas crianças o pensamento crítico dos alunos e senso de responsabilidade para com a vida de todos os seres vivos. “Essa ideia é para ajudar a formarmos seres humanos melhores, que respeitem e valorizem os animais. O primeiro passo foi dado e aos poucos vamos dar passos maiores para termos uma população que respeite mais os animais”, comenta.

De acordo com Joelson Moura, coordenador de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar da SME, "o projeto traz aos alunos a oportunidade de conhecer as políticas de proteção e bem-estar animal desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza e, a partir deste conhecimento, serem protagonistas no desenvolvimento de ações de defesa e cuidado para com os animais".

Ações anteriores
Desde o começo deste ano, a Coepa tem investido em ações com foco no público infantil. Em março, no Dia Nacional dos Animais, a pasta realizou uma ação educativa com crianças em um shopping da capital. No último mês, cerca de 115 alunos da Escola Municipal Jonathan Rocha Alcoforado, no bairro Mondubim, participaram de rodas de conversa sobre maus-tratos contra animais. A iniciativa fez referência ao Abril Laranja, mês marcado pela campanha contra a crueldade animal.

Serviço
Início das atividades do projeto Escola Amiga dos Animais
Data: 20/05 (sexta-feira)
Horário: 9h10 e 15h10
Local: Escola Municipal Professor Edilson Brasil Soares (rua Canal Leste, s/n - Siqueira)

(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)