Extranet

 

 

Em reconhecimento ao compromisso dos profissionais e alunos da Rede Municipal de Ensino com o incentivo à participação em olimpíadas e concursos, a Prefeitura de Fortaleza destaca, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), a conquista da estudante Geovânia Macedo do Amaral, da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Laís Rodrigues de Almeida, no Curió (Distrito 6), primeiro lugar na etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas 2022.

Incluído no calendário da unidade escolar, o concurso, realizado pelos Correios, engajou uma comissão julgadora formada por professores de Português da própria instituição, responsáveis por escolher as duas melhores redações. A nível estadual, Geovânia trouxe a vitória para a sua unidade escolar. “Concorri com muitos alunos de várias escolas. Acredito que o resultado se deve ao esforço e determinação. Em relação aos estudos, sou bastante determinada”, disse a aluna sobre o preparo para participar de competições.

Em texto direcionado ao empresário norte-americano Mark Zuckerberg, a estudante se apresentou como "uma cidadã preocupada com o futuro" e traçou um panorama dos desastres ambientais que, segundo ela, o destinatário pode ajudar a reduzir. Ao compartilhar a conquista, faz questão de torná-la coletiva: “Como a unidade é de Tempo Integral, fico o dia todo e tenho muitas oportunidades de atividades. Tem a turma olímpica, que faço parte. Lá, pude conhecer novos conteúdos e me deu oportunidade de mergulhar na escrita e em outras matérias. Nossos professores são determinados a nos ajudar. Todos os funcionários e a escola fazem parte da minha conquista”, comemorou.

O desempenho das unidades escolares, alunos e professores da Rede Municipal em concursos e olimpíadas tem gerado bons resultados. Tanto que este não é o primeiro êxito de Geovânia. Aos 13 anos de idade, a jovem já coleciona outros títulos, como o de destaque regional na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente 2018 e uma menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Química 2021; além de duas medalhas de ouro: na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) 2021 e na Olimpíada Brasileira de Robótica 2021, sendo destaque estadual nesta edição, com nota máxima na prova.

Para a professora da estudante, Adriana Moreira, uma das docentes responsáveis pela turma olímpica da unidade, o engajamento da comunidade escolar nestes eventos é parte do processo de aprendizagem. “A gente quer que eles aprendam. Como consequência, há os ganhos das olimpíadas. No caso da Geovânia, posso destacar que é uma aluna que tem ótimas notas. Ela tem um futuro brilhante pela frente”, ressalta, acrescentando que “o protagonismo do aluno é uma vitória de toda a escola pública”.

Concurso Internacional de Redação de Cartas 2022

Destinado a estudantes de até 15 anos de idade, o concurso tem como meta o fomento à escrita e à alfabetização por meio da arte epistolar, incentivando a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Desenvolvido em três etapas (escolar, estadual e nacional) com a participação de escolas da rede pública e privada, o concurso trouxe para o Brasil o posto de segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás apenas da China. Na edição deste ano, a primeira colocada para representar o país na fase internacional foi a estudante Bárbara Yijiu Faria Sung, do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Pro, em Maringá, no Paraná.