Extranet

 

Por compreender a importância da participação da família no cotidiano escolar, a Rede Municipal de Ensino amplia o projeto Família e Escola para todas as etapas de ensino – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir deste ano letivo 2022, todas as unidades escolares vão realizar ações com base nesta iniciativa. O tema do projeto este ano é "Família e Escola: juntos por uma cultura sustentável, inclusiva e de paz" e foi escolhido a partir da necessidade de ampliar a agenda de discussões e ações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm sido pauta de grande relevância para o debate global e para a Rede Municipal.
 
Para auxiliar as unidades escolares no desenvolvimento do projeto, a Secretaria Municipal da Educação (SME) disponibiliza um documento com sugestões de atividades. Entre as ações propostas, estão encontros bimestrais entre a unidade escolar e as famílias, propiciando espaços de escuta e de partilhas entre a comunidade escolar, além de programações especiais fora da sala de aula. Confira no documento abaixo a relação de atividades. 
 
Criado em 2017, o projeto Família e Escola teve início quando o Dia da Família, celebrado em 15 de maio, foi instituído no calendário escolar da Rede Municipal. O objetivo era fortalecer ações que estimulam a participação das famílias em atividades diversas. A partir da experiência exitosa de 2017, o Dia da Família se expandiu e se tornou um projeto da Rede, com a finalidade de dar visibilidade a um conceito de participação já existente no contexto das unidades escolares, que contempla o fortalecimento da relação família e escola.
 
Cabe destacar que o projeto Família e Escola deve fazer parte do planejamento das unidades escolares e de cada professor ao longo de todo o ano letivo, pois a parceria com as famílias é algo que faz parte das ações curriculares em todas as etapas da educação básica. Construir e fortalecer vínculos com as famílias, inserindo-as no cotidiano das ações desenvolvidas na unidade escolar, possibilita uma coparticipação democrática para o desenvolvimento integral dos estudantes.