Extranet

 

“Há criaturas como a cana: mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura.”

É com esta citação de Dom Hélder Câmara que a Secretaria Municipal da Educação (SME), através da Célula de Mediação Social, saúda e homenageia a tod@s Orientadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino. Profissionais que desempenham uma relevante função na educação de nossas crianças e adolescentes, trabalhando incansavelmente pela criação de um ambiente pedagógico mais acolhedor, impregnado de amorosidade e respeito pelas diversas histórias de vida que compõem o cenário escolar.

São profissionais que atuam como agentes pacificadores, como verdadeiras pontes, facilitando as relações e o entendimento entre alunos, professores, familiares e gestão.  Por compreenderem que o desenvolvimento cognitivo não pode estar desvinculado da afetividade, sempre adotam o fortalecimento dos vínculos afetivos como uma ferramenta de promoção da aprendizagem, estimulando, assim, o aperfeiçoamento humano, a superação de limites e a aceitação das diferenças em todos os atores do processo educativo.

Em Fortaleza, os Orientadores Educacionais contribuem ativamente para aumentar a qualidade da Rede Municipal de Ensino. Alguns atuam como técnicos nos Distritos de Educação e na SME, outros assumem responsabilidades como gestores ou coordenadores pedagógicos e, obviamente, muitos estão nas escolas, desenvolvendo as atividades características e peculiares de sua função. Todos eles, independente de onde estejam lotados, são hoje dignos de nossa homenagem e de nossa gratidão.

Em 2015, os Orientadores Educacionais que exercem esta função nas escolas foram contemplados com o curso “A Mediação e o Fortalecimento do Clima Escolar”, ofertado pela Célula de Mediação Social, como uma maneira de contribuir com a formação e o trabalho destes profissionais tão merecedores de valorização e respeito.

Para a gerente da Célula, Profª Lady Lima, “nossas meninas e nossos meninos (seu jeito carinhoso de se referir aos Orientadores) são importantes parceiros, pois estão lá na escola, todo dia, tentando construir um ambiente de paz para que as nossas crianças e adolescentes aprendam mais”.  Para ela, os Orientadores Educacionais são mediadores natos, uma vez que, para exercerem as funções inerentes ao seu cargo, precisam vivenciar diariamente os princípios da Mediação, sendo, portanto, profissionais de extrema importância para disseminar a Cultura de Paz no contexto escolar.

A tod@s Orientadores Educacionais de Fortaleza, o nosso reconhecimento e a nossa gratidão pelo belo trabalho que têm desenvolvido a favor de uma educação mais amorosa e mais humana.