Extranet

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), promoveu mais um momento importante do Programa do Adolescente de Fortaleza, que foi lançado no Dia Nacional do Adolescente, em 21 de setembro deste ano. Alunos da Rede Municipal participaram de um concurso para escolher o novo nome do programa. O resultado da premiação ocorreu na manhã desta segunda-feira (29/11), na Escola Municipal Creusa do Carmo, na Granja Portugal (Distrito 5), e reuniu alunos finalistas, equipe técnica do programa e convidados.

O primeiro lugar da premiação foi conquistado pelos alunos Davi Machado de Castro, do 9º ano, e Lara Machado de Castro, do 7º ano, da Escola Municipal Henriqueta Galeno, no Manuel Sátiro (Distrito 5). A dupla vencedora deu o novo nome ao programa, que passa a se chamar Gente Adolescente. Os demais estudantes que ficaram em segundo e terceiro lugar também participaram do momento e receberam certificados de participação.

O programa Gente Adolescente tem o objetivo de fortalecer a atenção integral à saúde dos adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos no município de Fortaleza. Nesta fase piloto, 12 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) são vinculadas à Rede Municipal como locais de referência para cerca de 11 mil estudantes.

A titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, participou da premiação e explicou que a ideia do programa é aumentar o alcance e estender as linhas de cuidado em Fortaleza, dando seguimento em relação às políticas de Primeira Infância, que já estão consolidadas tanto na área da saúde como da educação, porém com foco nos adolescentes.

Para a secretária da Educação, Dalila Saldanha, o programa reforça a importância de todos estarem juntos em prol da saúde e bem-estar integral dos adolescentes. “A gente segue na perspectiva de nos doar para o próximo e seguimos juntos cuidando dos nossos adolescentes. Tudo o que promovemos é para melhorar a vida dos nossos alunos. Que a gente continue prestando um serviço como muita atenção aos estudantes”, pontua.

Programa Gente Adolescente busca fortalecer a atenção integral à saúde dos adolescentes de Fortaleza

Programa
O projeto Gente Adolescente é desenvolvido em parceria com diversos órgãos municipais, em especial com a SME, para a realização da busca e do acompanhamento desse público. Entre as principais ações, está o monitoramento dos indicadores de saúde dessa faixa etária, por meio do prontuário eletrônico, a ampliação da cobertura vacinal e iniciativas para a redução das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Outra meta do projeto é tornar acessíveis os serviços de saúde para os que estão em cumprimento de medidas socioeducativas, de forma a promover a saúde e a formação em bem-estar e qualidade de vida.

Além disso, o projeto irá trabalhar ações que visam à saúde mental desse público, por meio da escuta qualificada. Caso seja necessário, dar orientações para acompanhamento com terapeutas, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) infantis e demais instituições que ofertam rede de apoio para adolescentes.