Extranet

 

Escolas municipais que integram o projeto “Catadores de Histórias, Contadores de Sonhos” participaram da semifinal da iniciativa, que ocorreu nesta quinta-feira (25/11). O projeto é uma ação cultural que estimula a prática da leitura e da contação de histórias, com a realização da Hokma - Treinamento, Arte e Cultura Ltda e idealizado pela produtora cultural Roberta Henriques. A ação tem o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do XII Edital Mecenas e apoio da Enel e da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Participaram desta 6ª edição do projeto, sete unidades escolares indicadas pela SME, de acordo com critérios estabelecidos. A participação das escolas contou com a articulação logística e pedagógica dos técnicos dos Distritos da Educação, coordenadores pedagógicos e professores.

O objetivo primordial do projeto é promover a leitura e a narração de textos da literatura infantil e infanto-juvenil, bem como revelar novos contadores e leitores de histórias, entre alunos e professores do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

No dia 14 de dezembro, acontecerá a final do projeto, no Dragão do Mar. Na etapa final do projeto, participarão como finalistas pelo município de Fortaleza as professoras:
 
- Professora Leiliane Maria Ramos Nunes - 1º ano, com a história: "João e o Pé de Feijão";
Da Escola de Tempo Integral (ETI) Doutora Francisca Canito de Assis da Frota
 
- Professora Emilia Paula Sales de Freitas - 1º ano, com a história: "O sapateiro e os Duendes";
Da Escola Municipal Professor Monteiro de Moraes

A SME parabeniza todos os professores participantes do projeto e destaca a importância das ações literárias desenvolvidas pelos professores e fundamentadas na necessidade de fortalecer o hábito e a fluência na formação de leitores autônomos.