Extranet

 

A Prefeitura de Fortaleza segue trabalhando para garantir a vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino. Para viabilizar o acesso destes estudantes, a Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, na última terça-feira (23/11), um novo ponto de vacinação exclusivo no Centro de Eventos.

"Ontem, iniciamos esse ponto aqui no Centro de Eventos e estamos conseguindo vacinar mais 3.500 alunos diariamente. Ao todo, somando com os postos de saúde da Capital, temos 93 postos de atendimento em toda a cidade", explica a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha.

Na manhã desta quarta-feira (24/11), a gestora municipal acompanhou um pouco a movimentação de vacinação dos alunos no Centro de Eventos. "O processo de imunização dos estudantes e dos profissionais da educação foi, desde o início, uma preocupação na elaboração do plano de retomada das aulas presenciais. A saúde e a educação municipal sempre estiveram integradas nesta missão. Assim, conseguimos concluir a imunização de 100% dos profissionais e agora seguimos com a mesma estratégia para os estudantes", pontua a titular da SME.

Com a meta de vacinar os estudantes de 12 a 17 anos matriculados nas escolas municipais, a iniciativa seguirá até o dia 30 de novembro. Para a viabilização da ação estratégica, a SME tem disponibilizado, desde o último dia 16 de novembro, cerca de 50 ônibus escolares para as rotas de transporte. Vitor Moreira, aluno da Escola de Tempo Integral (ETI) José Carvalho, no bairro José de Alencar (Distrito 6), destacou a contribuição da escola. Para o estudante do sétimo ano, a excursão poupa os pais de qualquer preocupação. "Achei até mais seguro vir com a escola. Com tudo certo e sem trabalho para meus pais. Hoje eu tomei minha primeira dose e agora é continuar os cuidados, usando máscara e álcool", relata entusiasmado com o imunizante.

Um dos alunos vacinados nesta quarta-feira (24/11) foi Vitor Moreira, da Escola de Tempo Integral (ETI) José Carvalho

"Foi gratificante reunir eu e meus colegas nesse momento. No ônibus conversamos sobre a importância da vacina e todos estavam empolgados. Estava com um pouco de medo, mas é só uma picadinha. Vou lembrar da minha primeira dose com muita felicidade", somou Leliane Gomes, aluna do 9º ano da unidade escolar.

Balanço da vacinação dos estudantes
O mapeamento realizado pela SME, no início da ação, identificou que 36.658 alunos nesta faixa etária faltaram ao dia do agendamento da 1ª dose do imunizante. No balanço da primeira semana da mobilização, de 16 a 23 de novembro, a SME registrou que 15.785 adolescentes da Rede Municipal já foram contemplados com a 1ª dose. O número atual de alunos vacinados na Rede passa a ser 52.555, o que representa mais de 71% dos adolescentes matriculados. A meta agora é vacinar cerca de 21 mil estudantes.

Agentes escolares na busca ativa
Uma das estratégias importantes neste processo de busca ativa dos alunos para a vacinação foi os agentes escolares. O prefeito José Sarto lançou edital, em julho deste ano, para a seleção de mais de 1.300 agentes que atuam nas escolas municipais, desenvolvendo ações de enfrentamento ao abandono escolar, entre outras atividades de suporte aos alunos.

Antes mesmo do início da retomada das aulas presenciais de forma escalonada, todas as unidades de ensino já funcionavam como pontos de cadastramento para estudantes e seus familiares. A ação mobilizou todas as unidades escolares no contato com os familiares dos mais de 240 mil alunos matriculados na Rede Municipal. O objetivo inicial era identificar o público que ainda não havia efetuado o cadastro, tanto alunos como familiares. Neste momento, a busca ativa dos alunos teve o foco na viabilização deles até o local de vacinação.

Vacinação dos adolescentes na capital
Fortaleza iniciou, no dia 25 de agosto, a vacinação para o público adolescente de 12 a 17 anos. A imunização começou priorizando os jovens restritos ao leito, que foram vacinados em domicílio pelas equipes da Atenção Primária à Saúde.

Logo, a vacinação do público geral desta faixa etária foi iniciada, via agendamento e divulgação das listas nominais publicadas no portal da Prefeitura. O público dessa faixa etária está sendo imunizado com dose da vacina Pfizer, a única utilizada no Brasil com autorização da Anvisa para aplicação.