Extranet

 

Estudo, revisão e últimos momentos para esclarecer dúvidas. Assim será este sábado (20/11) para os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental que vão participar do aulão preparatório para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021. Embora a avaliação já tenha iniciado nesta quarta-feira (17/11), alunos que ainda não realizaram o exame vão ter mais um momento para reforçar os aprendizados. As aulas vão ocorrer nos polos dos seis Distritos da Educação, a partir de 8h da manhã. A ação faz parte da Caravana Se Liga no SAEB Fortaleza, iniciativa que ocorre ao longo do ano para fortalecer a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal e motivá-los para a realização de avaliações externas.

Saeb 2021
A aplicação do Saeb 2021 vai até dia 3 de dezembro e avaliará de forma censitária os alunos das escolas públicas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e de 3ª e 4ª série do Ensino Médio. Estas mesmas etapas da educação básica serão avaliadas em formato amostral, nas escolas privadas. Além de responderem ao questionário, os estudantes também farão testes de língua portuguesa (leitura) e matemática.O 2º ano do ensino fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos do 9º ano do ensino fundamental. A avaliação da Educação Infantil também acontece em formato amostral, por meio da administração de questionários para secretários municipais de educação, diretores escolares e professores.

Caravana
A Caravana Se Liga no SAEB Fortaleza tem como objetivo geral incentivar a prática educativa voltada para a melhoria da aprendizagem em língua portuguesa e matemática dos estudantes da Rede Municipal de Fortaleza. Além disso, a iniciativa atua para fortalecer o trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido, ao longo do ano letivo, nas unidades escolares. As ações realizadas também buscam motivar os estudantes para a realização das avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).A programação, iniciada no último dia 21/10, inclui momentos de motivação por meio de atividades dinamizadas, palestras, peças teatrais, oficinas pedagógicas, aulões, rodas de debates, entre outras ações.