Extranet

 

Profissionais da Rede de Ensino participaram, nesta sexta-feira (24/09), da live de lançamento da Formação Plataforma Google Workspace for Education. O evento integra a capacitação ‘Move to Google!’, iniciativa realizada pela Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da GetEdu.

Voltada para a implantação das salas de Inovação Educacional, a formação ‘Move to Google!’ contemplará um total de 500 profissionais, entre professores, técnicos e coordenadores de unidades escolares. “É com muita alegria que a gente fortalece essa parceria. Teremos mais 500 profissionais formados nesse processo. A ideia é que a cada etapa de ampliação das salas, a gente vá fortalecendo essa formação”, destacou a secretária Dalila Saldanha. 

“Iniciamos essa sementinha lá em 2017 com a Escola de Tempo Integral Nossa Senhora de Fátima, a partir de uma experiência piloto. Agora, damos continuidade ao processo de inovação, dando a possibilidade aos profissionais utilizarem as estratégias de desenvolvimento dessas tecnologias”, pontuou a gestora ao destacar a primeira sala de inovação educacional com laboratório experimental do Google for Education.

A capacitação acontecerá entre os dias 27 de setembro a 15 de dezembro. Através de atividades na Plataforma Google Workspace, a agenda formativa terá carga horária geral de 60 horas, com 20 horas/aula na modalidade remotas (via Google Meet) e 40 horas/aula na modalidade a distância (utilizando o Google Classroom). Confira aqui a programação.

Salas de Inovação

Voltadas para as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, as Salas de Inovação têm o intuito de potencializar o aprendizado dos alunos da Rede, proporcionando acesso às novidades tecnológicas, incentivando a criatividade, inovação e protagonismo estudantil. Os espaços possuem um ambiente agradável e acolhedor e contam com equipamentos novos e completos, como chromebooks.

A iniciativa se configura como uma ação das metas previstas no Planejamento Estratégico Fortaleza 2040 e no Plano Municipal de Educação (2015-2025), que engloba os eixos da educação, cultura, inovação, patrimônio, ciência e tecnologia.