Extranet

 

Quem visita a exposição de Paulo Freire, instalada na Academia do Professor Darcy Ribeiro, sente-se em um passeio pela história do patrono da educação brasileira. Da infância ao reconhecimento internacional, o visitante é convidado a conhecer a vida e as obras do educador. A exposição faz parte da programação especial do centenário de Paulo Freire, realizada pela Secretaria Municipal da Educação (SME), e segue aberta para visitação de todos os profissionais da Rede de Ensino até a próxima quinta-feira (30/09). O local está adotando os devidos protocolos sanitários.

Com mais de 30 anos de trajetória, o professor Tony Rodrigues, da Escola Municipal São Raimundo, no Rodolfo Teófilo, diz que Paulo Freire é uma grande inspiração na carreira. Ele visitou a exposição e reforçou o valor dessa homenagem ao pedagogo. “A mostra é muito pertinente para o momento. Ela renova todo o legado de Freire, que é uma figura importante também na educação municipal. A exposição está belíssima. Estamos felizes por esse momento”, comenta.

A professora Aurenir Dourado, da Escola Municipal Henriqueta Galeno, no Manuel Sátiro, defende que Paulo Freire merece todo o reconhecimento por seu legado. “Os ensinamentos de Freire estão na sala de aula, na nossa formação… Toda pessoa da área de humanas já ouviu falar dele. Por esse motivo, ele nunca vai passar. Ele é eterno na educação. A exposição faz jus a essa figura brilhante”, considera.

Para a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) polo Fortaleza, Germânia Medeiros, que faz parte da organização da exposição, essa é uma oportunidade para quem quer conhecer mais sobre Paulo Freire. “Estamos falando de um grande educador. Essa mostra nos traz essa oportunidade de revisitar a obra de Paulo e a contribuição dele para a educação”, observa. Germânia enfatiza ainda que a exposição conta com a parceria especial do professor Casemiro de Medeiros Campos, da Editora Caminhar. Após a mostra, o material da exposição permanecerá na Academia do Professor.

Biblioteca Paulo Freire

O espaço onde está a exposição é a biblioteca Paulo Freire, que leva o nome do educador. O bibliotecário da Academia do Professor, Felipe Alves, destaca que esse é mais um espaço dedicado aos educadores. Atualmente, o acervo da biblioteca conta com quatro mil exemplares de livros multidisciplinares com foco em educação. Além das obras, o local conta com computadores disponíveis para pesquisa e serviços de auxílio à normalização de trabalhos acadêmicos.

“Nossa biblioteca é nova e bem equipada, com um acervo rico para nossos professores. Um dos exemplares especiais é a edição fac-similar do manuscrito do livro ‘Pedagogia do Oprimido’, de Paulo Freire. Essa obra foi doada à SME pelo Instituto Paulo Freire. Guardamos com carinho. O livro, inclusive, faz parte da exposição”, conta Felipe.

A professora Aurenir Dourado visitou a exposição e enfatizou que Paulo Freire merece todo o reconhecimento por seu legado

Centenário Paulo Freire

Além da exposição, a programação do centenário de Paulo Freire inclui rodas literárias nas unidades escolares para a leitura das obras do pedagogo e publicações de vídeos de depoimentos de professores sobre as influências das ideias do pensador, divulgadas na página da Intranet da Secretaria Municipal da Educação (SME): http://intranet.sme.fortaleza.ce.gov.br/.

*** Acesse aqui a programação completa

Saiba mais sobre Paulo Freire

Paulo Freire (1921-1997) foi um educador, escritor e filósofo pernambucano. Autor de quase 40 livros, além de artigos acadêmicos e jornalísticos, Paulo Freire, com o seu livro “Pedagogia do Oprimido”, é o terceiro autor mais citado em trabalhos acadêmicos na área de humanidades no mundo. Freire ganhou mais de 40 prêmios, entre menções honrosas de entidades como a Unesco e títulos de doutorados honoríficos de diversas universidades.

Também ocupou cargos de gestão fora dos ambientes universitários, como a Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo, durante a gestão da prefeita Luiza Erundina. Ele é considerado patrono da educação brasileira desde 2012.

Serviço:
Exposição sobre vida e obra de Paulo Freire
Data: até dia 30/09
Hora: manhã: 8h às 12h - tarde: 13h às 17h
Local: Academia do Professor Darcy Ribeiro.
Endereço: Rua Dona Leopoldina, 907 - Centro.