Extranet

 

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) promoveu, nesta quarta-feira (21/07), o 2º Seminário de Gestores Escolares da Rede Municipal de Ensino. A programação online apresentada pelo jornalista Mauro Costa reuniu mais de 1.500 participantes, entre diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares e coordenadores de Centros de Educação Infantil (CEI) e creches parceiras.

A secretária da Educação, Dalila Saldanha, iniciou o evento elogiando o trabalho dos gestores, destacando a importante função dos profissionais neste período de enfrentamento à Covid-19. “Quem tá todo dia no chão das escolas são os nossos gestores, professores e os milhares de profissionais que atuam em todas as áreas. Todos têm grande relevância para o desenvolvimento da educação no município. Em meio à crise que vivenciamos, estamos conseguindo prestar nosso serviço com amor, acolhimento e competência às famílias e estudantes”, pontuou a gestora.

A titular da SME seguiu com a apresentação das estratégias de fortalecimento do ensino, do plano e agenda de retorno para o 2º semestre letivo de 2021. Na oportunidade, Dalila destacou o percurso de construção do plano, que inclui protocolos pedagógicos e sanitários, o acolhimento e escuta ativa da comunidade escolar, adequações estruturais na infraestrutura das unidades, investimentos e aquisição de materiais, articulação para a vacinação contra a Covid-19, além do apoio e formação para os profissionais.

Representando parte dos gestores presentes no encontro, Kátia Viana enalteceu as ações e o suporte da Secretaria. “Sabemos das dificuldades, mas é muito bom saber que podemos contar com a gestão. A tempestade sabemos que vai passar, já está passando. Mas, enquanto não passa por completo, seguimos na luta por uma educação de qualidade. Aos colegas muita força e fé”, disse emocionada a diretora da EM Lenira Jurema de Magalhães (Distrito 3).

 

Palestra
O Seminário contou com palestra do jornalista e professor Clóvis de Barros Filho. Doutor, livre docente pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de mais de 15 livros, Clóvis abordou como o otimismo e motivação podem fazer uma grande diferença no cotidiano, especialmente no trabalho educacional. “Cabe à escola nos ensinar a diagnosticar aquilo que depende e não depende de nós, preparando o nosso aluno para arregaçar as mangas e transformar o mundo”, ressaltou o convidado.

Participação especial
Diversificando a programação, os participantes do 2º Seminário de Gestores Escolares ainda conferiram o trabalho do cartunista Cristiano Chauí. Durante o evento da Rede Municipal de Ensino, o artista fez diversas ilustrações com o objetivo de tornar a comunicação do momento mais criativa e enriquecedora.

♦ Clique aqui e confira as ilustrações