Canais covid

Extranet

 

Nesta terça-feira (20/07), a publicação semanal elaborada pelos profissionais do Serviço de Psicologia Escolar traz dicas de atividades lúdicas para as férias escolares. O material foi desenvolvido pelas psicólogas da Rede Municipal Clarissa Maia Esmeraldo Barreto (CRP 11/08784) e Vanessa Melo Aragão (CRP - 11/11183).

É importante destacar que os conteúdos, divulgados semanalmente, são voltados à promoção da saúde mental da comunidade escolar, com o propósito de reforçar e complementar o trabalho de escuta, orientação e fortalecimento dos vínculos, desenvolvido pelos psicólogos da Rede Municipal de Ensino. Confira!

Atividades lúdicas para as férias escolares
O mês de julho chegou e com ele as férias escolares! Nesse período de enfrentamento à Covid-19, as brincadeiras fora de casa ficam mais restritas e, para que os pequenos não fiquem em frente à tela, uma boa sugestão é apostar em atividades lúdicas. Pensamos em algumas sugestões; olha só:

1 - Circuito de fita adesiva
Materiais necessários: Fita de papel crepom e fita adesiva.

Como brincar: Corte tiras longas de papel crepom, escolha um corredor e coloque entre uma parede e outra. Feito isso é só deixar que a garotada tente atravessar o corredor sem rasgar ou descolar as fitas.

2- Boliche com rolos de papel higiênico
Materiais necessários:
• 10 rolinhos de papel higiênico;
• Bola pequena;
• Tinta ou canetinhas para pintar os rolinhos.

Como brincar:
• Pinte os rolinhos de papel higiênico com as tintas ou canetinhas.
• Organize uma pirâmide dos rolinhos, defina uma distância mínima para jogar a bola e pronto! Ganha quem derrubar primeiro todos os rolinhos.

3- Jogo da velha gigante com papelão e fita adesiva
Materiais necessários:
• Caixa ou folha de papelão;
• Fita adesiva colorida;
• 2 opções de tampinhas de garrafinha.

Como brincar:
- Faça no papelão o desenho de um xadrez utilizando a fita adesiva.
- Em uma tampinhas desenhe círculo (O) e na outra um xis ( X).
- Cada jogador, na sua vez, coloca a tampinha numa lacuna do papelão que esteja vazia.
- Vence o jogador que conseguir formar primeiro uma linha com três símbolos iguais, seja ela na horizontal, vertical ou diagonal. Quando há empate costuma-se dizer que o jogo “deu velha”.

Curtiu as dicas? Com poucos materiais, atividades como essas estimulam a imaginação das crianças, trabalham o desenvolvimento psicomotor e proporcionam momentos divertidos em família. Aproveite e mãos à obra!