Extranet

 

    

 

Os secretários de Educação e Infraestrutura, Dalila Saldanha e Samuel Dias, respectivamente, visitaram, na manhã de hoje (01/04), duas escolas de Tempo integral que passam por requalificação de sua estrutura física. Os gestores acompanharam de perto o andamento das intervenções em cada unidade.

A primeira unidade visitada foi a Escola de Tempo Integral Maria do Socorro Carneiro, no Bonsucesso, que atende 456 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Entre as intervenções realizadas na escola estão a construção de um auditório, espaço para acondicionamento adequado do lixo, casa de gás; reforma da quadra e construção dos vestiários; pinturas das salas e área externa; reforma dos banheiros e cozinha; e pavimentação da área externa dos dois estacionamentos. A requalificação da unidade, que conta com a parceria do Governo do Estado, tem o investimento de R$ 2.275.189,64.

A agenda prosseguiu com a visita à Escola de Tempo Integral Dom Antônio de Almeida Lustosa, localizada na Granja Lisboa. O processo de requalificação do equipamento, que também atende 456 alunos, do 6° ao 9° ano Ensino Fundamental, está em fase de conclusão, com previsão de entrega para abril. Com a conclusão das intervenções, a unidade receberá auditório, pátio coberto, área de convivência, estacionamento, além de gradil e nova fachada. O investimento nas melhorias da unidade é de R$ 3.366.061,89.

Vale destacar ainda, dentro da estrutura das unidades, a instalação de salas de inovação educacional, que têm o intuito de potencializar o aprendizado dos alunos da Rede, proporcionando acesso às novidades tecnológicas, incentivando a criatividade, inovação e protagonismo estudantil. Por meio disso, os estudantes desenvolvem pesquisas, produção e exibição de vídeos, confecção de protótipos, objetos e simulações com recursos tecnológicos. Os espaços ofertam um ambiente agradável e acolhedor, além de equipamentos novos e completos.

As requalificações das unidades da Rede Municipal de Ensino têm o objetivo de proporcionar melhorias estruturais no parque escolar, conferindo mais conforto, segurança e acessibilidade para alunos, professores, funcionários e comunidade escolar em geral.

Tempo Integral

Nas escolas desta modalidade, os estudantes vivenciam rotinas e práticas para uma formação interdisciplinar, com o apoio de equipes pedagógicas de formação especializada. Na rotina, os alunos contam com três refeições diárias e acompanhamento pessoal, além de disciplinas que pautam temas como protagonismo e projeto de vida, disciplinas eletivas escolhidas por professores e alunos, e atividades laboratoriais. Fortaleza atualmente conta com 27 ETIs - antes de 2013, não existia equipamentos do tipo.

Kits de alimentação

Na oportunidade, os gestores acompanharam ainda a entrega dos kits de alimentação para os alunos matriculados nas unidades escolares. A entrega dos alimentos tem o objetivo de complementar a alimentação dos alunos, durante o período de suspensão das aulas presenciais e realização de atividades remotas em decorrência do enfrentamento da pandemia da Covid-19.

 

    

O benefício, entregue mensalmente nas unidades escolares, é individual e assegurado para todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), contemplando creches conveniadas, Centros de Educação Infantil e escolas.