Extranet

 

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou nesta terça-feira (01/03), na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), o III Seminário Municipal do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC/PNAIC), com professores dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental das escolas municipais. No evento, que teve como tema a Alfabetização na perspectiva da Interdisciplinaridade, educadores socializaram experiências exitosas em alfabetização e letramento desempenhadas em 2015.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso assumido entre o governo federal e os estados e municípios para garantir a plena alfabetização de todas as crianças até o 3º ano do ensino fundamental.

O seminário foi coordenado por uma das professoras da rede municipal, Francilíbia Teixeira, que é coordenadora do PNAIC em Fortaleza. Em uma de suas falas, ela salientou a relevância desse seminário para a vida dos professores e principalmente a dos alunos. “O seminário vem ressaltar o direito de aprendizagem do estudante. E esse direito tem sido resguardado com o acompanhamento realizado nas escolas, as avaliações externas e também com as avaliações mensais que são registradas por meio do Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (SAEF)”, disse. 

O evento é o encerramento de mais um ciclo anual do Programa e a conclusão da formação dos professores. Segundo a professora da escola Yolanda Queiroz, Sandra Mara Barbosa, o PNAIC têm dado contribuições positivas para ela e para o aprendizado de seus alunos. “O seminário veio consolidar os trabalhos exitosos a partir do PNAIC, que serviram de subsídio para o processo de ensino e de aprendizagem, contribuindo com o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) aqui de Fortaleza. A partir desse pacto, as crianças começaram a ler mais, os professores começaram a estudar mais também e a se dedicar na alfabetização desses alunos”, ressaltou.