Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Escolas municipais promovem encontros pedagógicos com participação das famílias

 
 
 
As escolas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza realizam, nesta segunda-feira (31/07), o 2º Encontro Pedagógico da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de 2017, acolhendo também as famílias no processo de diálogo e construção de planejamentos estratégicos.

Durante o início da manhã, a secretária da Educação, Dalila Saldanha, participou do encontro na Escola Municipal Terezinha Parente, no bairro Lagoa Redonda, oportunidade em que conversou com os professores, ao lado do diretor Adriano Silva e da coordenadora do distrito 6, Fátima Garcia. Ainda nesta segunda, a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME) também esteve na Escola Municipal Alba Frota, com a diretora Cristiana Aragão e com o coordenador do distrito 2, Josa Carlos Vasconcelos.

>>> Confira a galeria de fotos dos encontros nas escolas no Facebook da SME
 
"O tema que a SME elegeu, juntamente com a gestão, é o papel das famílias na aprendizagem das crianças. O principal nesse processo é que a família, que confia à escola a educação de seus filhos, tenha uma participação ativa na gestão, como prevê os princípios da gestão democrática", destacou Dalila. "Nessa perspectiva da interação família/escola, elas precisam estar diretamente envolvidas, para que a gente atinja nosso papel fundamental e constitucional de garantir a aprendizagem na idade certa", acrescentou.
 
A Educação Infantil tem como tema "A Parceria Família e Escola na Construção de um Currículo Compartilhado com a Formação dos Valores Humanos". O Ensino Fundamental segue o eixo "Família e escola - uma parceria para o fortalecimento da aprendizagem, retomando as orientações constantes no Projeto Político Pedagógico (PPP)", que trata da construção de um plano estratégico que envolva a família no processo educativo, como forma de potencializar o trabalho pedagógico realizado na escola.
 
As atividades foram organizadas em momentos específicos às famílias, aos profissionais das escolas, ao diagnóstico referente ao trabalho desenvolvido no 1º semestre e à construção de plano estratégico para o 2º semestre, além da discussão das ações que deverão ser planejadas.
 
Foram convidados a participar professores, supervisores, orientadores pedagógicos, coordenadores pedagógicos, gestores e famílias, conforme o turno de trabalho, cabendo ao Núcleo Gestor de cada unidade escolar encaminhar discussões, a fim de propor e organizar o trabalho pedagógico a ser desenvolvido neste período.
 
"É uma temática de relevância para ser discutida, em um momento em que Fortaleza avança nos resultados de aprendizagem, dentro dos padrões adequados e definidos pelo Ministério da Educação (MEC) e Secretaria Estadual da Educação (Seduc), com as escala de proficiência e política de indicadores educacionais, como Ideb e Spaece", comentou a titular da SME.