Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeitura de Fortaleza é destaque no programa Como Será?, da Rede Globo

 
Escola
Experiência das placas solares na ETI do bairro Siqueira é destaque em reportagem nacional 
 
A Prefeitura de Fortaleza foi, mais uma vez, reconhecida pelas suas atividades em prol do fortalecimento do ensino municipal. A ação pioneira da Escola de Tempo Integral Prof. Alexandre Rodrigues de Albuquerque foi destaque no programa Como Será?, da Rede Globo do dia 22/07, por aliar o ensino à prática, fomentando questões como sustentabilidade, consciência social e ecológica.

Confira aqui a matéria na íntegra
 
“Fomos destaque nacional no programa Como Será?, da TV Globo, pela iniciativa de colocarmos placas de energia solar na Escola de Tempo Integral Prof. Alexandre Rodrigues de Albuquerque. Graças a ação, os estudantes dessa escola podem ver na prática como funciona e quais os benefícios da utilização de uma energia renovável. Com muito trabalho e dedicação, estamos conseguindo transformar a educação dos nossos jovens, oferecendo, assim, a oportunidade de um futuro melhor”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.
 
A escola é a primeira da rede pública de ensino, em todo o Ceará, a funcionar também com energia solar. O equipamento conta com dez placas fotovoltaicas para produção da sua própria energia, estimada em 4.500 kWh/ano, gerando uma economia de cerca de R$ 2 mil por ano.
 
"Essa foi a nossa primeira experiência na educação municipal para captação de energia solar, e temos planos de ampliação para outras unidades. É uma iniciativa importante, inclusive pela questão pedagógica, já que aliamos teoria e prática, além da redução dos custos. Nós trabalhamos um projeto educativo com professores e alunos para abordar a preservação do meio ambiente, a importância das energias renováveis. São ações que merecem reconhecimento, e vamos continuar expandindo", destacou a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha. 
 
Para a coordenadora do Centro de Ensino, Jocasta Uchôa, os benefícios são muitos. “Não é apenas a possibilidade da redução de custo que a utilização da tecnologia traz, mas, principalmente, a conscientização do aluno sobre questões como preservação do ambiente, aquecimento global, consciência em relação a importantes temas de sustentabilidade”, disse.
 
Cerca de 500 alunos, do 6º ao 9º ano, podem ver na prática como funciona e quais os benefícios da utilização de uma energia renovável. Tanto nas salas de aulas de física e ciências, quanto nos laboratórios, os alunos aprendem como a luz do sol é captada pelas placas fotovoltaicas e é transformada em energia, vivenciando na prática as temáticas teóricas, com as ações práticas.
 
A Prefeitura vem ampliando seus investimentos na área, de forma a promover uma educação de qualidade e a construção de cidadãos que se preocupam e zelam pelo bem-estar social e ambiental. (do portal da Prefeitura de Fortaleza)