Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeitura promove curso de formação para manipuladores de alimentos das escolas municipais

 
 
A Prefeitura de Fortaleza promove, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME) e em parceria com Universidade Estadual do Ceará (Uece), entre os dias 24 e 28 de julho, curso de formação para manipuladores de alimentos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. A atividade será ministrada pela equipe da Célula de Alimentação Escolar da SME com o apoio dos alunos do curso de nutrição da Uece. 
 
O evento tem como objetivo capacitar os profissionais quanto aos requisitos necessários para o desenvolvimento de atividades da alimentação escolar, para que os serviços prestados aos alunos do município mantenham a qualidade e a padronização.
 
Cerca de 600 manipuladores participarão do curso, que terá carga horária de 20 horas e abordará temas como: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); papel do manipulador de alimentos no PNAE; alimentação saudável; boas práticas de manipulação de alimentos da agricultura familiar no contexto do PNAE e técnicas dietéticas.  
 
Todos os participantes e facilitadores receberão certificados de participação no curso.
 
Alimentação escolar em Fortaleza
 
O cardápio das escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza é elaborado de acordo com as orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que norteia sobre calorias, produtos adquiridos e quantidade de refeições, dentre outros fatores. Todos os manipuladores são treinados com base nas exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio do guia de Boas Práticas de Manipulação, que orienta quanto à higiene geral, dos equipamentos e utensílios, além do cuidado com a temperatura adequada para os alimentos.
 
O município de Fortaleza fornece cerca de 400 mil refeições diárias aos alunos das unidades escolares, creches conveniadas e instituições filantrópicas. Estas são orientadas quanto às preparações e aporte nutricional pela Resolução PNAE/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013 e demais legislações do programa. 
 
A Célula de Alimentação Escolar da SME, no que se refere à formação dos manipuladores de alimentos, atua em duas vertentes: formação continuada em serviço, que ocorre durante as visitas técnicas de rotinas das coordenadoras do PNAE às unidades escolares e os cursos de formação para manipuladores de alimentos, regulamentados pelo PNAE e orientados pela Anvisa.
 
Serviço
 
Curso de formação para manipuladores de alimentos das escolas municipais
Data: 24 a 28 de julho
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: Universidade Estadual do Ceará (Uece) / Campus do Itaperi / Bloco I
Endereço: Avenida Doutor Silas Munguba, 1700