Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeitura de Fortaleza elimina ponto de lixo no Jardim Iracema em mobilização com escola

 

A Prefeitura de Fortaleza promoveu, na manhã desta segunda-feira (26/06), o primeiro dia de mobilização no combate ao ponto de lixo localizado ao lado da Escola Municipal Francisco das Chagas de Farias, no bairro Jardim Iracema. A ação de limpeza e de conscientização terá continuidade para a eliminação de todos os pontos de lixo localizados nos arredores de escolas municipais da Regional I, e será replicada em outras áreas da capital, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME).

No início da manhã, a unidade escolar recebeu uma palestra socioeducativa concedida por equipe da Regional I, direcionada aos alunos e suas famílias, para reforçar a importância do envolvimento da comunidade para a efetividade dos trabalhos. Em seguida, uma caminhada no entorno da escola com os estudantes, pais, professores e com a participação dos garis convocou os vizinhos para o combate aos pontos de lixo no bairro.

Os garis recolheram todo o entulho clandestino e iniciaram a requalificação e limpeza do espaço. Também durante a manhã, os alunos do 5º ano da escola participaram de uma oficina para a grafitagem do muro onde havia o ponto de lixo. A pintura deve ocorrer nesta terça-feira (27/06).

Outras ações já articuladas para o espaço preveem ainda melhorias da calçada e do meio-fio, paisagismo, ciclomonitoramento e ação de educação socioambiental junto aos moradores e comerciantes com a participação dos alunos e da equipe educadora da escola. No local, a Prefeitura já instalou iluminação branca, mais uma contribuição à segurança pública e à sustentabilidade da ação.

Parceria

O trabalho começou na Escola Municipal Francisco das Chagas de Farias, mas será continuado em outras unidades, segundo reforça a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha. “Nós, da SME, não poderíamos deixar de participar na perspectiva de ser uma ação educativa e de conscientização da comunidade. Tem o envolvimento das nossas crianças, em um projeto de relevância curricular com ação transformadora. O currículo precisa ser vivo e tratar as problemáticas do bairro. Nada melhor do que contar com os professores e a gestão da escola, nessa busca permanente pelo cuidado com o nosso meio ambiente”, afirma

Para o secretário da Regional I, Gilberto Bastos, a iniciativa desta segunda-feira já concede mais saúde, limpeza e conscientização socioambiental. “Esta é uma ação pioneira da Prefeitura de Fortaleza, envolvendo vários órgãos municipais, para eliminação de todos os pontos de lixo dos arredores de escolas municipais da Regional I. Tudo isso, com o envolvimento da comunidade escolar, de lideranças, dos moradores e comerciantes do entorno e contando com a colaboração dos carroceiros da área, que também estão sendo sensibilizados pela ação”, explicou.

Já a diretora Fátima Marques relembra todos os esforços que a gestão escolar já havia dedicado para eliminar o ponto de lixo, até então sem sucesso. “A gente ia lá fora, pedia que não colocassem o lixo, dizia que os alunos estavam sendo prejudicados, mas não adiantava. Hoje nós iniciamos com a reunião de pais e muitos estiveram aqui, serão porta-vozes da comunidade. A melhor ideia foi envolver as crianças. A minha satisfação é com essa parceria, essa união”, destaca.

“Já faz tempo que a gente sofria com o lixo. Nossa sala era do lado, a gente sentia o mau cheiro, fora o risco de doenças, e a escola já havia tentado várias vezes resolver o problema. Agora a gente acha que vai dar certo”, opina a aluna Sabrina Matias, de 11 anos, que participou da caminhada e também da oficina de grafitagem.

Intervenções

Existem pontos de lixo nas imediações de 18 das 46 escolas municipais que beneficiam comunidades da Regional I. A meta da Prefeitura é requalificar todos estes locais, localizados nos bairros Barra do Ceará (04), Vila Velha (03), Jardim Iracema (03), Álvaro Weyne (02), Jardim Guanabara (02), Moura Brasil (01), Carlito Pamplona (01), Cristo Redentor (01) e Ellery (01).

Diariamente, a gestão municipal disponibiliza, em todos os bairros da cidade, centenas de garis, acompanhados por caçambas, microcoletores, caminhões e compactadores para a execução das coletas domiciliares e das limpezas de pontos de lixo. Já foram também instalados 24 Ecopontos e o primeiro Ecopolo da cidade, localizado na avenida Leste-Oeste, está com obras em andamento.

As ações de eliminação destes pontos de lixo contarão com parceria entre a Secretaria Regional I, Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor) e a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Ecofor.