Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Escola João Saraiva Leão promove pesquisa de campo com alunos à comunidade para alertar sobre arboviroses

 

Os alunos do 7º ano da Escola Municipal João Saraiva Leão, no bairro Guajerú, estão articulando e promovendo ações de combate às arboviroses, em um projeto que envolve também pais, professores e a comunidade. Uma das iniciativas já executadas foi uma pesquisa de campo neste mês de junho, com visita à comunidade. Durante o trabalho, os alunos, sob orientação dos professores, visitaram as casas vizinhas à escola e conversaram com moradores sobre as doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti.

A atividade, que envolveu cerca de 40 estudantes, integra o projeto desenvolvido na escola e inscrito no Selo Escola Amiga da Saúde: Todos contra o Aedes, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SME).

O professor de história Sandro Almeida explica que a primeira etapa teve início com uma palestra e fórum comunitário com pais e professores para conscientizar e mobilizar a comunidade escolar no combate ao vetor Aedes aegypti. Em seguida, os educadores orientaram os alunos sobre o desenvolvimento das atividades.

"Na pesquisa de campo, os alunos fizeram uma estatística sobre como a comunidade está sendo afetada pelas arboviroses, principalmente pela chikungunya, até para eles compreenderem o processo e o impacto na comunidade. A comunidade também recebeu essa atenção de maneira calorosa", reforçou o professor.

Outra ação que está sendo articulada é a confecção de materiais de divulgação, durante as aulas de arte, com a criação de uma marca que deverá ser pintada na parede da escola. 

Além disso, o projeto prevê também uma oficina de repelente natural e distribuição para a comunidade, produção de material de divulgação e exposição de resultados. O objetivo é a conscientização e mobilização da comunidade escolar no combate ao mosquito. A atividade terá continuidade com a participação de alunos de outras turmas e se encerrará em agosto, com a exposição dos trabalhos e a caminhada: “Todos pelo Aedes”.

Selo 
O Selo Escola Amiga da Saúde: Todos contra o Aedes faz parte de um conjunto de ações da SME apreciado pelo Comitê Permanente de Combate às Arboviroses da capital, criado pela Prefeitura de Fortaleza.

As escolas ou instituições educacionais inscritas serão avaliadas por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados com os dois eixos: Avaliação de Impacto e Avaliação das Ações Estratégicas realizadas internamente e de Participação Social. Além disso, cada Instituição participante deverá entregar um portfólio comprovando todas as ações desenvolvidas conforme o Plano de Ação apresentado.

Ao final da Edição 2017, em datas e locais a serem anunciados pela SME, as escolas e instituições aprovadas receberão uma placa, um certificado e a autorização para a utilização da logomarca do Selo Escola Amiga da Saúde: Todos contra o Aedes.