Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

SME participa do lançamento estadual das Ações Estratégicas de Combate ao Aedes

 

Em apoio às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Educação (SME) participou do lançamento das ações estratégicas do Governo do Estado, apresentadas na manhã desta segunda-feira (09/06) no Centro de Eventos do Ceará. 


O evento contou com o engajamento de alunos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, professores, técnicos e servidores da SME. Os estudantes que acompanharam a apresentação puderam conferir as fases de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti no stand da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e participar de um jogo interativo com foco nas ações de prevenção. 

Presente ao evento, a secretária Dalila Saldanha destacou a importância do fortalecimento das ações do poder público com o envolvimento de toda a sociedade.

Durante o lançamento, o governador Camilo Santana divulgou o incentivo de R$ 10 milhões para os municípios com os melhores resultados no enfrentamento às arboviroses (dengue, zika e chukungunya). Outras medidas foram anunciadas, como a teleconsultoria para as arboviroses, contratação de equipes para investigação de casos graves e formas atípicas de chikungunya e capacitação de agentes de endemias. As medidas integram a campanha Todos Contra o Mosquito. 

O Lançamento de Ações Estratégicas de Combate ao mosquito Aedes aegypti foi composto por gestores estaduais e municipais, agentes de saúde, estudantes da rede pública municipal de Fortaleza, associações e secretarias. Na solenidade, foram reforçadas informações sobre o trabalho preventivo nas casas e detalhamentos sobre sintomas e tratamentos acerca de cada uma das arboviroses. Além do incentivo financeiro, medidas como a teleconsultoria para arboviroses, a contratação de equipes para investigação de casos graves e formas atípicas de chikungunya e capacitação de agentes de endemias foram apresentadas pelo Governo do Ceará.

Ações da SME
Para reforçar esse trabalho, a SME já está aplicando um conjunto de ações para combater o mosquito, como o Selo Escola Amiga da Saúde: Todos contra o Aedes, que já conta com 359 escolas inscritas. Essas unidades devem elaborar e desenvolver um plano de ação em prol da mobilização da escola e da comunidade. Após avaliação, elas serão certificadas com o selo.

Outras iniciativas são o sistema online “Foco no Foco”, por meio do qual os equipamentos da educação devem, semanalmente, monitorar as ações de prevenção nos equipamentos públicos; o programa Novo Mais Educação do Governo Federal, que dedica uma hora semanal no contraturno escolar à disciplina de educação patrimonial, como forma de prevenir e combater as arboviroses; e as brigadas de vigilância, que existem em todos os equipamentos da Rede Municipal de Ensino. Esse engajamento contempla limpeza para evitar possíveis focos do Aedes e orientações aos pais e alunos.

Prevenção
A eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido. Para evitar focos do Aedes, é preciso manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água.