Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

SME apresenta estudo sobre identidade, expressão e escrita na Educação Infantil

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) apresentou, em evento realizado na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) durante a tarde desta quinta-feira (01/06), o documento "A criança e o seu nome: identidade, expressão e escrita na Educação Infantil".

O documento, desenvolvido pela Coordenadoria de Educação Infantil da SME, sistematiza o trabalho de utilização do nome próprio das crianças como primeira forma de escrita estável e expressão de identidade.

Para a coordenadora da Educação Infantil, Simone Calandrine, a identidade, a expressão e o processo de escrita podem contribuir para a consolidação do processo de alfabetização na idade certa e devem ser potencializados a partir de experiências que envolvam o próprio nome desde o momento em que as crianças entram na escola. "A interação com o próprio nome tem grande influência no trabalho de aprendizagem das crianças e é um trabalho pedagógico já desenvolvido com as crianças da Rede Municipal de Ensino desde o Infantil I. A importância do tema motivou a elaboração e a apresentação das pesquisas realizadas com o auxílio de professores e crianças das escolas", afirmou Simone.

Para a professora Patrícia Maria Coelho, da Escola Municipal Professora Maria Evan do Carmo, o estudo apresentado é importante pois fala de um processo singular para todas as criança. "Os professores participam desse processo como mediadores e devem respeitar a importância que esse momento tem na vida das crianças. É lindo perceber elas estão vivendo esse processo de aprendizado naturalmente, sem pressão e sem cobrança, porque é desejo delas viver a descoberta e passar ter esse poder nas mãos", disse a professora.

Participaram da roda de diálogo inicial a coordenadora da Educação Infantil da SME, Simone Clandrine, o coordenador do Distrito de Educação 3, Otílio Diógenes, a gerente da Célula de Educação Infantil do Distrito de Educação 2, Ana Carolyne Gomes, a coordenadora pedagógica com lotação no Distrito de Educação 5, Ana Cristina Santiago, a professora da Escola Municipal Professora Maria Evan do Carmo, Patrícia Maria Coelho, a técnica em Educação Infantil com lotação no Distrito 1, Nataly Gomes, e a criança do Infantil 5 da Escola Municipal Professor José Valdevino de Carvalho, Alanys Lima.

Antes das palestras explanativas, os professores do Infantil 5 presentes ao evento assistiram à encenação teatral desenvolvida por profissionais da Educação da Escola Municipal Professor José Círio Pereira Filho.

Clique aqui para acessar a galeria de imagens do evento publicada na página da SME no Facebook.