Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Secretária Dalila lança projeto EJA Presente na EM Irmã Simas

 

A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, lançou, na noite desta quarta-feira (17/05), o projeto EJA Presente. Realizado na Escola Municipal Irmã Simas, no bairro Sapiranga, o evento contou com apresentações musicais de alunos da rede municipal, oficinas práticas e uma palestra motivacional com Diego Jovino, autor do personagem Suricate seboso e ex-aluno da escola.

O projeto, iniciado em março deste ano com a busca ativa por alunos que já passaram pela Rede Municipal de Ensino mas não concluiram o Ensino Fundamental, tem como objetivo a ampliação do número de escolas polos, a partir do consequente aumento de matrículas e a implementaçào de novas estratégias de diminuição da evasão escolar. É prevista também a atualização do currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante a cerimônia, a secretária Dalila destacou a importância dos estudos para a obtenção de uma melhor qualificação profissional e incentivou os alunos a se manterem empenhados em concluir cada uma das etapas. "Sempre há tempo de recomeçar. Qualquer hora é o momento de arregaçar as mangas e aproveitar a oportunidade de retomar ou iniciar os estudos pela primeira vez, buscando uma melhoria de vida para si e para toda a família. O papel da SME é exatamente apoiar a escola, a equipe de professores e a coordenação pedagógica nessa caminhada de motivação para que jovens, adultos e idosos possam reingressar na escola e concluir o Ensino Fundamental", afirmou.

Em fase de estudos, a reformulação do currículo da EJA está prevista para o fim do ano. O objetivo é tornar a Educação de Jovens e Adultos mais atrativa e próxima da necessidade dos alunos, evitando assim a evasão escolar. "Buscaremos estratégias para atrelar uma qualificação profissionalizante à EJA. O primeiro passo é trabalhar com o Conselho Municipal de Educação a resolução que regulamenta a modalidade no município, para posteriormente abrir a discussão com professores e técnicos nos Distritos de Educação", explicou o coordenador do Ensino Fundamental da SME, Osvaldo Negreiros.

Muitos alunos já percebem as vantagens que podem obter no mercado de trabalho com a retomada dos estudos. Enedina Gomes, de 33 anos, aluna da EJA 5 da EM Irmã Simas, trabalha durante o dia e estuda à noite. Foram 17 anos sem ir à escola até decidir retomar os estudos no ano passado, incentivada pelos irmãos e pelos filhos, além de motivada pelo diferencial que os estudos podem representar na hora de uma contratação: "Eu tinha deixado de estudar para trabalhar quando era mais nova. Mas hoje, se eu terminar os estudos, será até melhor pra mim, pois já deixei de ser chamada em um emprego melhor, mesmo tendo o perfil da vaga, por não ter o Ensino Fundamental completo", conta estudante.

Compuseram a mesa da solenidade a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, o secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Educação (SME), Jefferson de Queiroz Maia, a coordenadora de Gestão Escolar da SME, Lucidalva Bacelar, o coordenador do Ensino Fundamental da SME, Osvaldo Negreiros, o coordenado do Distrito de Educação 2, Josa Carlos, a diretora da escola Irmã Simas, Milena Soares, e a aluna da turma EJA 5, Enedina Gomes.

Confira imagens e vídeos do evento na página da SME no Facebook.