Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

SME prepara mobilização para Dia “D” de combate ao Aedes

 

A SME participa, neste sábado (06/05), do Dia “D” de combate ao Aedes aegypti nos prédios públicos municipais da Prefeitura de Fortaleza, com ações na sede da SME, distritos de educação, escolas, creches e Centros de Educação Infantil (CEI). A ação faz parte das medidas desenvolvidas pelo Comitê de Políticas Públicas para Prevenção e Ações de Combates de Arboviroses da Capital. 

Todos os servidores foram convocados a participar, de 8h às 12h, da mobilização para combater o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

A iniciativa, de caráter educativo, inclui a busca a criadouros e tratamento, seguindo normas do Ministério da Saúde, com reforço de supervisores de endemias da Prefeitura de Fortaleza. 

Foco no Foco

Entre as estratégias desenvolvidas na SME, há a criação do “Foco no Foco”, um sistema online com medidas de prevenção, para orientar as unidades escolares e monitorar as ações de combate ao mosquito nos equipamentos públicos.

Cada unidade da SME vai informar, semanalmente, quais ações foram cumpridas. O sistema indica a quantidade de medidas executadas e sinaliza, a partir de cores, como foi o resultado da mobilização a cada semana.

Selo Escola Amiga da Saúde

Outro projeto que já está em andamento é a adesão das escolas e instituições educacionais ao Selo Escola Amiga da Saúde: Todos contra o Aedes. As inscrições foram prorrogadas até o dia 14 de maio. Poderão se inscrever creches conveniadas, escolas públicas e particulares, como também os Distritos de Educação e as demais instituições educacionais localizadas no município de Fortaleza.

Os interessados devem encaminhar para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ficha de inscrição devidamente preenchida, composição do comitê para coordenação das ações de mobilização e plano de ação de combate às arboviroses.

Ao final da Edição 2017, em datas e locais a serem anunciados pela SME, as escolas e instituições aprovadas receberão uma placa, um certificado e a autorização para a utilização da logomarca do Selo Escola Amiga da Saúde: Todos contra o Aedes.

Mais Educação

O programa Novo Mais Educação do Governo Federal, que foi lançado no último dia 27 de abril pelo prefeito Roberto Cláudio e a secretária da Educação, Dalila Saldanha, também deverá fortalecer as ações contra o mosquito.

Das 15 horas semanais que serão complementadas no contraturno escolar na carga horária, uma será atribuída para reforçar as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, na disciplina de educação patrimonial, como forma de prevenir e combater as arboviroses.

Brigadas

Na ação conjunta com a Prefeitura, a SME retomou as atividades das brigadas de vigilância para combater o mosquito, que existem em todos os equipamentos da Rede Municipal de Ensino. O engajamento contempla limpeza para evitar possíveis focos do Aedes e orientações para pais e alunos, mobilizando a escola e também a comunidade no entorno.