Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito Roberto Cláudio recebe Sindicato de Professores e discute reivindicações da categoria

 

O prefeito Roberto Cláudio recebeu, nesta sexta-feira (23/03), no Paço Municipal, como faz todos os anos, representantes do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute), para discutir reivindicações da categoria. Ao lado do prefeito, estavam a secretária de Educação, Dalila Saldanha; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Philipe Nottingham; o líder do Governo na Câmara, Ésio Feitosa; e os vice-líderes Dr. Portinho e Renan Colares, além de outros técnicos da Prefeitura.

Dentre os pontos que foram abordados no encontro, o Prefeito definiu que na primeira quinzena de maio irá tratar sobre o reajuste dos professores. “As dificuldades econômicas atuais são severas e afetam todas as esferas. Todos os repasses da Prefeitura de Fortaleza caíram, com exceção do IPTU. Conseguimos manter nossas contas em dia porque fizemos o dever de casa, de apertar o cinto. Qualquer compromisso tem que ser sustentável e eu preciso fechar o primeiro quadrimestre do ano para estimar o que vamos poder esperar de receita ao longo do ano”, explicou o prefeito Roberto Cláudio.

Outra reivindicação apresentada pela categoria e que diz respeito à gratificação dos orientadores, foi atendida, e o repasse já será pago a partir de abril, ficando os meses anteriores a serem negociados.

O prefeito Roberto Cláudio disse, ainda, que é favorável à convocação dos professores aprovados no último concurso público, desde que não haja impacto para a folha de pagamento. No caso, os professores seriam chamados à medida em que outros solicitassem aposentadoria. Para isso, será realizado um estudo sobre essa questão por um Grupo de Trabalho a ser formado por representantes do Sindiute, Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

O Grupo de Trabalho também vai avaliar uma solução administrativa para o caso de professores que estão encaminhando pedidos de licença por problemas de saúde ou que precisam voltar ao trabalho após a licença médica. O prefeito disse que esse processo de readaptação deverá ser acertado entre o Sindicato e a Secretaria Municipal de Educação.

Durante a reunião, Roberto Cláudio anunciou, também, um novo projeto para melhorar a infraestrutura das escolas que será lançado no segundo semestre deste ano. “Será um pacote de medidas para melhorar as instalações dos equipamentos municipais durante os próximos quatro anos. Quero que os professores possam nos ajudar, sugerindo escolas que precisam ser priorizadas”, concluiu o prefeito.