Extranet

 

A Prefeitura de Fortaleza implantou, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), o Serviço de Psicologia Escolar na Rede Municipal de Ensino. Realizada desde o 2º semestre de 2020 e articulada pela Coordenadoria de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar (COGEST) da SME, a iniciativa visa contribuir no processo de ensino e aprendizagem, escuta, orientação e fortalecimento dos vínculos e bem-estar da comunidade escolar.

Atualmente, o serviço conta com 12 psicólogos para o atendimento a estudantes, seus familiares e profissionais da Rede de Ensino. “O psicólogo surge dentro do universo educacional enquanto profissional cujos fins voltam-se para um olhar diferenciado. O objetivo nesse momento é fazer uma escuta ativa, a fim de realizar as devidas orientações e encaminhamentos. Vale ressaltar que nesse serviço não há a proposta de atendimento clínico”, explica a Karine Alcântara, psicóloga que atua no Plantão Psicológico Escolar (PPE).

Pautada na promoção da saúde da comunidade escolar, a Psicologia Escolar busca apoiar o progresso acadêmico em trabalhos preventivos e suporte às equipes pedagógicas. “Na escola ou fora dela, o serviço de psicologia escolar pode promover um espaço de diálogo, mediar eventuais situações de conflito, contribuir na compreensão institucional em processos presentes no ensino, como trabalhar as relações em uma perspectiva inclusiva”, ressalta Keith Cintra, coordenadora de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar (COGEST) da SME e uma das idealizadoras do serviço na Rede Municipal.

Plantão Psicológico Escolar (PPE)
O Plantão Psicológico Escolar (PPE) da Rede de Ensino ocorre de terça a quinta, nos turnos manhã (8h às 11h) e tarde (14h às 17h), através de ligações telefônicas no número: (85) 3459.6996. As ligações podem ser feitas por demandas das escolas, desde gestores a funcionários, ou ainda pelos alunos e\ou seus familiares. Cada turno da semana é destinado a um Distrito de Educação.