Extranet

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou, nesta quarta-feira (23/12), o Seminário de Gestores Escolares da Rede Municipal de Ensino. O encontro, realizado de forma virtual, reuniu mais de 700 pessoas, entre diretores das unidades escolares, coordenadores dos Centros de Educação Infantil, coordenadores pedagógicos, secretários escolares e membros do Comitê Executivo. O encontro online selou o extraordinário trabalho realizado pela equipe da Educação de Fortaleza, neste ano atípico e desafiador para todos.

A abertura do Seminário foi realizada pela secretária da Educação, Dalila Saldanha, que apresentou um balanço com informações sobre como a gestão recebeu a educação municipal, indicadores alcançados, panorama geral da Rede, obras em andamento, principais encaminhamentos para o início do ano letivo, seja remoto ou híbrido, além das estratégias consideradas como o caminho para o sucesso alcançado na aprendizagem dos alunos.

“Vocês vão garantir o legado que construímos, por meio de um trabalho gigante e extraordinário. Estabelecemos metas bem ousadas, elevadas, com base na premissa que todas as escolas precisavam alfabetizar as crianças até sete anos de idade. Nossa caminhada foi permeada por ações para atingir esse objetivo. Hoje podemos celebrar que 94,4% das crianças são alfabetizadas na idade certa. Imensa gratidão de ter aprendido com vocês que estão nesse importante papel de liderança, gestão das nossas unidades”, destacou a secretária.

Para o secretário adjunto, Jefferson Maria, analisar a trajetória da educação municipal nos últimos anos possibilita um sentimento misto de orgulho e muita satisfação. “Quando observamos o desempenho da Rede, a melhoria da infraestrutura das escolas, sabemos que os números são uma representação do trabalho enorme realizado em equipe. Esse ciclo de conquistas, que começou em 2013, estruturou-se e foi fortalecido mais a cada ano, por isso concluímos com a certeza de dever cumprido e reconhecimento ao trabalho desenvolvido por todos. O que está por trás de todos esses avanços é o futuro das nossas crianças, o direito de aprender e o amor pelo que fazemos”, ressaltou.

Joaquim Aristides, secretário executivo da SME, também participou do momento e destacou a trajetória de sucesso da educação de Fortaleza e a importância de cada profissional dentro deste processo. “Tudo isso só foi possível por conta do nosso corpo de profissionais de extrema competência, dedicação, amor pelo que faz, além de consciência social do seu papel na vida das pessoas que atendemos. Tenho muito orgulho de ter contribuído com esse novo momento da educação municipal. Para vocês fica o desafio de permanecer evoluindo”, reconheceu o secretário.

Palestra

O Seminário contou com palestra de Dado Schneider, graduado em Comunicação e Pós-Graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS. Nos primeiros vinte anos de sua experiente carreira, trabalhou em grandes agências de publicidade nacionais, como MPM, Ogilvy e DM9. Depois disso, tornou-se executivo de marketing da Claro (e é o próprio criador da marca), além de consultor de grandes empresas.

Nos últimos 10 anos, vem se consagrando como um dos mais requisitados palestrantes do Brasil, graças ao seu temperamento inovador. Foi considerado pelo site BuzzFeed como “um dos palestrantes imperdíveis da Campus Party” – de onde passou a ser Embaixador. Também escreveu “O mundo mudou… Bem na minha vez!”, um livro com linguagem inovadora e atual, todo formado por posts e tweets.

Em sua fala sobre inovação e mudanças na sociedade ao longo dos anos, o palestrante destacou sua percepção sobre a educação de Fortaleza, por meio do legado demonstrado por Dalila Saldanha. “Fiquei de queixo caído com tudo que a secretária apresentou. Vocês tiveram um salto enorme e ninguém consegue isso se não for com gestão democrática, todos andando no mesmo barco. Vocês estão indo longe, se superaram, porque trabalham em grupo. Continuem olhando o mundo de forma horizontal. Parabéns pelos índices!”, exaltou.   

Homenagem

Durante a programação do Seminário, diretores das unidades escolares da Rede Municipal realizaram uma homenagem à secretária Dalila Saldanha pelo seu trabalho como gestora.

“A educação pública é feita por muitas mãos. Que você possa continuar nos liderando, trazendo mais esperança e amor, encorajando e fazendo da nossa cidade cada vez mais educadora”.

Luciana Cavalcante, diretora da EM Herbert de Sousa (Distrito 5)

"Essa gestão trouxe unidade para a Rede. Juntos enfrentamos muitos desafios para a hoje colhermos os frutos. Com vocês aprendemos um jeito novo de gerir, uma nova forma de ser gestor escolar.  Nosso sentimento é de gratidão."

Adriano Nascimento, diretor da EM Terezinha Parente (Distrito 6)