Extranet

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), solenidade virtual de encerramento da especialização da qualificação do ensino de matemática. A secretária da Educação, Dalila Saldanha, representantes dos órgãos parceiros e professores participaram no momento de celebração. 
 
“Esse é um momento para comemorar os avanços. Parabenizo todos os professores cursistas pela adesão. Agradeço também a disponibilidade e a grande bagagem que vocês trouxeram para essa experiência piloto, que será exemplo e compromisso para pensarmos nas etapas seguintes: mestrado e doutorado. Temos certeza de que os frutos já estão sendo colhidos e, com isso, vamos superar os desafios e continuar avançando no estudo e ensino da matemática”, destacou a secretária da Educação, Dalila Saldanha.
 
A formação, que contou com a conclusão de 211 professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visou propor novas abordagens para o ensino da disciplina, baseadas na resolução de problemas e na integração do conhecimento matemático às ciências, tecnologia e inovação.
 
Para o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, a realização do curso de qualificação cumpre o papel de desabrochar o pensamento, a capacidade de evoluir e enfrentar, reagir ao desconhecimento da matemática, representado pela ausência de habilidades específicas. A formadora Katerine Valentim, que falou em nomes dos colegas, ressaltou que a especialização oportunizou o experimento da matemática no contexto escolar, mudando as perspectivas e realidade. 
 
A solenidade contou ainda com a participação do professor da UFC, Jorge Lira, que apresentou brevemente a pesquisa que deve avaliar o conhecimento pedagógico dos professores de matemática do município. 82% dos cursistas concluíram a avaliação. A apresentação dos resultados deve ocorrer em janeiro próximo. “Essa formação não é tão somente uma qualificação profissional, é uma inovação, um laboratório. A gente construiu várias ferramentas que são inovadoras e agora vocês são cientistas da educação”, celebrou. 
 
Para encerrar este momento, professores concludentes da especialização, um de cada Distrito, apresentaram a síntese dos seus trabalhos de conclusão de curso.

Confira mais registros: