Extranet

 
 
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), iniciou a implantação do sistema de videomonitoramento em 447 escolas e Centros de Educação Infantil da Rede de Ensino, com o objetivo de garantir a segurança patrimonial e integridade de alunos, professores, funcionários e da comunidade escolar em geral. Na última quinta-feira (26/11), a secretária da Educação, Dalila Saldanha, acompanhou a instalação dos equipamentos na Escola Municipal Isabel Ferreira, na Lagoa Redonda. Essa é a unidade número 90 a receber as câmeras. Outras 10 estão em instalação, totalizando as 100 primeiras escolas com sistema de videomonitoramento este ano.

A implantação do sistema de monitoramento nas escolas, realizada em conjunto com a Secretaria de Segurança Cidadã, faz parte do Programa Mais Gestão na Educação, que visa fortalecer a política educacional que vem sendo desenvolvida na capital.

A partir da iniciativa, cada unidade escolar receberá câmeras, internas e externas de alta definição acompanhadas em tempo em real pelos gestores e Central de Monitoramento, com o apoio dos órgãos de segurança do município e Estado em eventuais ocorrências. A implantação ainda inclui sensores de presença e abertura de portas, centrais de alarme e disparo automático com sirenes em alimentação ininterrupta.

O sistema de videomonitoramento da Rede de Ensino foi elaborado com base no grau de vulnerabilidade das unidades escolares, a partir de levantamento feito pela Célula de Segurança Escolar e Inspetoria de Segurança Escolar, da Guarda Municipal. A iniciativa tem o investimento de R$ 220.232,64, e integra o trabalho preventivo que permanecerá com viaturas e equipes treinadas, prestando assistência com patrulhamento ostensivo e rondas diárias, realizada por meio da Célula de Segurança Escolar, em conjunto com a Inspetoria de Segurança Escolar. Além disso, as unidades também contam com monitores de acesso, vigilância patrimonial e porteiros noturnos.

Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento do Sistema de Segurança Eletrônico das Escolas Municipais de Fortaleza será instalada no prédio anexo da SME, localizado no bairro Serrinha.

Mais Gestão na Educação
Com investimento de mais de R$ 41 milhões, o Programa Mais Gestão segue as metas pactuadas no Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal da Educação (SME), fortalecendo o campo de atuação na Rede de Ensino em três dimensões: pedagógica, administrativa e financeira e gestão.