Extranet

 

“Essa é uma ideia criativa, de baixo custo e que agrega valor a um equipamento já existente. Trabalharemos um dos conceitos mais vencedores da nossa gestão, que é a escola em tempo integral”, comentou o Prefeito sobre a Escola Areninha

O prefeito Roberto Cláudio visitou, na manhã deste sábado (08/08), as obras em execução na orla de Fortaleza. Passando pela Av. Vicente de Castro, no Mucuripe, pela Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema, e pela Areninha do Pirambu, o Gestor acompanhou o andamento das intervenções que acontecem nos locais e que já estão bastante adiantadas.

A primeira parada foi na Av. Vicente de Castro, que está nas etapas finais. O local, além de ser caminho entre a Beira Mar e a Praia do Futuro, é passagem de caminhões de carga e era uma avenida sem estrutura de drenagem, urbanização, com muitos buracos. O cenário atual é diferente: a via foi alargada, recebeu piso intertravado, ciclovia, novas calçadas, iluminação, paisagismo, e deve ser entregue até o mês de outubro.

A intervenção completa as requalificações realizadas no Morro Santa Terezinha, que contemplam, inclusive, a implantação de um funicular, que permite a acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência para o acesso ao local. A região também ganhou duas Areninhas.

"Essa semana, também estaremos assinando a ordem de serviço do Riacho Maceió, na Varjota, e da Rua do Empreendedor, no Serviluz. Duas obras importantes que vão começar a virar realidade nos próximos dias", informou Roberto Cláudio.

Para a secretária de Infraestrutura, Manuela Nogueira, a Av. Vicente de Castro é uma importante ligação entre dois pontos turísticos, a Praia do Futuro e a Beira Mar. Ela explica que a ideia é que a Vicente de Castro, além do trânsito natural, impulsione a economia do turismo e que os fortalezenses e visitantes possam andar de bicicleta, aproveitar o circuito do esporte. "Já temos a Beira Mar com seis quilômetros. Com a Rua dos Tabajaras, completa quase 10 quilômetros, e incluindo a Vicente de Castro, esse percurso chega a quase 15 km", destacou.

Rua dos Tabajaras

O segundo ponto visitado foi a Rua dos Tabajaras. Patrimônio histórico e afetivo de Fortaleza, é a rua mais central da Praia de Iracema. Conforme o Prefeito, desde que as obras iniciaram, novos investimentos foram realizados na região, e na própria obra já se vê a mudança no perfil da infraestrutura.

A via recebeu piso intertravado com calçadas no mesmo nível e em breve, deve receber paisagismo e mobiliário urbano, que irá valorizar a região e os empreendimentos que estão sendo feitos no entorno. As obras foram iniciadas em junho e são orçadas em R$ 4,2 milhões.

"Isso significa mais emprego, mais renda e é, fundamentalmente, uma obra que fala ao afeto de ser fortalezense, à valorização da nossa cultura. Até o final de setembro devemos terminar essa intervenção, totalmente urbanizada e pronta”, declarou Roberto Cláudio.

Escola Areninha

Para acelerar as matrículas em tempo integral na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Fortaleza lançou o projeto Escola Areninha, promovendo aos estudantes o fortalecimento do aprendizado de língua portuguesa e matemática, além do desenvolvimento pessoal. Por isso, a terceira parada do prefeito Roberto Cláudio foi na Areninha do Pirambu, para vistoriar as instalações da primeira Escola Areninha da Capital.

“Já montamos a estrutura de salas de aula, refeitório e administração escolar. Os estudantes que passarem a manhã na escola poderão vir pra cá passar a tarde inteira, estendendo a aprendizagem e utilizando a estrutura da Areninha para ações de esporte e lazer, passando o dia em atividades escolares”, explicou o Prefeito.

O local está em fase de acabamentos para, em breve, para receber as mobílias. “Essa é uma ideia criativa, de baixo custo e que agrega valor a um equipamento já existente. Trabalharemos um dos conceitos mais vencedores da nossa gestão, que é a escola em tempo integral”, completou o Gestor.

A Prefeitura conta hoje com 107 mil matrículas em tempo integral, cerca de 49% do total. Não havia nenhuma escola em tempo integral antes da gestão de Roberto Cláudio. O equipamento funciona como um meio de proteger os jovens da criminalidade e ofertar mais aprendizagem e oportunidades.

“A gente pretende, em uma parceria com a Universidade Estadual do Ceará, trazer para o currículo assuntos como cidadania, projeto de vida, português, matemática e também o esporte, que é o que a juventude realmente gosta”, completou a secretária de Educação Dalila Saldanha.

(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)