Extranet

 

 

A secretária Dalila Saldanha cumpriu agenda de trabalho, na manhã desta quarta-feira (01/07), em entrevista e visitas às escolas da Rede Municipal. Na oportunidade, a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME) acompanhou e compartilhou ações da pasta em enfrentamento ao novo coronavírus.

No primeiro dia de programação oficial da TV Terra do Sol, canal da Prefeitura de Fortaleza para divulgação de informações e iniciativas de governo, Dalila Saldanha abordou a atuação da Educação durante a suspensão das aulas presenciais. Dentre as ações, a gestora destacou a distribuição dos kits de alimentação às famílias dos estudantes, atividades domiciliares e inovação nas atividades domiciliares implementadas neste período.

“Os professores estão se reinventando e gente tem tido uma participação muito ativa dos profissionais e famílias. Mesmo onde não é possível o contato através dos meios digitais, as escolas entregam as atividades propostas e os estudantes não deixam de participar. Buscamos fortalecer cada vez mais o processo acreditando na autonomia pedagógica e protagonismo docente”, elogiou a gestora ao citar o uso de plataformas online e novos canais na Intranet da SME, como #ConectaEscola e #BoasPráticas.

Durante a transmissão, comandada pelo jornalista Rogério Gomes, a secretária pontuou ainda a política de Tempo Integral. De acordo com dados oficiais divulgados pelo Censo Escolar da Educação Básica 2019, Fortaleza é primeiro lugar em cobertura percentual no Brasil, com 41,4% dos seus alunos estudando em tempo integral.

Os resultados refletem o amplo investimento que a Prefeitura de Fortaleza vem realizando na educação, principalmente na ampliação da política de Tempo Integral para os alunos da Capital, buscando ampliar a jornada de estudo e fortalecer o aprendizado, por meio das Escolas de Tempo Integral, Centros de Educação Infantil e programas de fortalecimento da aprendizagem.

Atualmente, a Rede de Ensino soma 27 escolas de tempo integral - antes de 2013, não contava com nenhum equipamento do tipo. “Nossa Rede contempla as áreas mais vulneráveis da cidade e o Tempo Integral é uma política da gestão do prefeito Roberto Cláudio. Estas escolas possuem um currículo onde alunos desenvolvem atividades didáticas interdisciplinares, em uma infraestrutura com salas de aulas temáticas e laboratórios, além da oferta de um acompanhamento pessoal feito por equipes pedagógicas especializadas”, afirmou.

 

 

 

Ao fim da entrevista na TV Terra do Sol, que terá participação fixa da Secretaria da Educação dentro de sua programação semanal, Dalila Saldanha seguiu para unidades localizadas no Distrito de Educação 2. Com a presença do coordenador Josa Vasconcelos, a gestora esteve no Centro de Educação Infantil Darcy Ribeiro e EM Frei Agostinho, localizadas nos bairros Vicente Pizon e Praia do Futuro, respectivamente.

Nas visitas, durante a entrega da quarta etapa dos kits de alimentação, iniciativa que faz parte da campanha “Educação pela vida: coronavírus não”, a secretária observou os espaços das unidades e conversou com profissionais acerca de assuntos ligados à gestão escolar. A entrega dos kits de alimentação tem o objetivo de complementar a nutrição dos 231 mil alunos matriculados nos 579 equipamentos da Rede Municipal. O benefício será entregue enquanto as aulas estiverem suspensas.